segunda-feira, 8 de julho de 2013

VINTE DICAS PARA EVITAR O STRESS




É claro, que são dicas que podemos e devemos utilizar, mesmo que por vezes nos pareça impossível, temos que acreditar que conseguimos controlar o nosso nível de stress e assim sermos mais felizes.

Vamos então as dicas:

1. A gestão do controlo do tempo pode ajudá-lo mais do que pensa fazendo com que o seu stress se reduza de forma considerável. Estabeleça prioridades. Se o dia corre bem e se se sente satisfeito de um trabalho bem feito, já tem meio caminho andado.

2. Nada melhor do que ao chegar ao escritório, organizar o seu dia de trabalho conforme as suas necessidades.

3. Antes de ir embora para casa, aponte o que deve fazer no dia seguinte por ordem de prioridade e se algo está pendente aponte-o em primeiro lugar para não se esquecer.

4. Classifique as suas missões segundo sejam:

- trabalhos que devem ser terminados durante o dia.

- trabalhos que se fossem terminados durante o dia, seriam surpreendentes.

- trabalhos que podem ser terminados no dia seguinte sem problema.

5. Escreva uma lista com tudo o que pretende fazer cada dia com certa lógica.

6. Não ocupe todo o dia numa só tarefa.

7. Estabeleça prioridades. Não perca demasiado tempo em coisas que não o merecem. Aprenda a distinguir como utilizar o tempo da melhor forma possível.  Utilize as manhãs para as tarefas, mais difíceis e/ou aborrecidas e as tardes para as mais fáceis e/ou entretidas.

8. Reserve momentos exclusivamente para si, para refletir sobre suas coisas, para as suas atividades, para pensar como enfrentar o dia a dia … verá que lhe faz bem.

9. Tire intervalos sem abusar.

10. Não abranja mais do que o necessário, lembre-se do conhecido provérbio “quem muito abrange pouco alcança”.

11. Seja organizado, não deixe papéis espalhados, organize todos os seus arquivos como é devido, muitas vezes perde-se tempo valioso a procurando algum documento não arquivado. Não se deixe distrair por fatores banais. Além disso, não é verdade que é agradável começar o dia com uma mesa limpa e arrumada?

12. Tenha todos os seus arquivos perfeitamente classificados em ficheiros no seu computador. Verá tudo isso de maneira muito mais clara e encontrará tudo mais rapidamente. Utilize uma ordem de classificação lógica e fácil.

13. Tente fazer cada dia tarefas para poder ir para casa coma sensação de trabalho bem feito e terminado, começará cada dia com um novo ânimo. Experimente e verá.

14. Julgue cada coisa conforme o seu valor, não avalie de forma exagerada. Não faça uma tempestade num copo de água, não permita que um problemazinho se transforme num enorme conflito de difícil solução e trave-o quanto antes.

15. Tente delegar aos outros parte do seu trabalho. Fale com o seu chefe.

16. Faça uma lista com tudo o que gostaria fazer se tivesse tempo livre: atividades simples como um passeio pelo campo, uma excursão na floresta, uma hora no ginásio, ouvir música clássica, ir a um concerto de piano, etc. Tente fazer pelo menos uma das coisas apontadas em cada fim de semana, verá que resulta, é só uma questão de se propor a fazê-las.

17. Trate de se desligar durante o caminho de regresso a casa. Realize intervalos onde possa respirar e evadir-se uns instantes. Não leve trabalho para casa e não esteja dependente do celular a todas as horas.

18. Procure uma zona perto do traba­lho onde possa passear ou andar a pé durante meia hora por dia, nadar ou praticar exercício… Querer é poder, se não pode todos os dias, tente-o ao menos, uma vez por semana.

19. Alimente-se bem, realize três refeições ligeiras evitando o “fast food” custe o que custar. Não abuse do café nem dos refrescos. Nunca coma ao mesmo tempo em que trabalha, aprenda a diferenciar.

20. Não faça promessas que sabe que não vai cumprir. Comprometa-se somente com aquilo que pode realizar. Não prometa prazos milagrosos se sabe que nem com o maior dos esforços vai conseguir cumprir. A única coisa que conseguirá será que deixem de confiar em você. Não se comprometa em ligar em dez minutos se não está certeza de poder fazer, e nem fixe metas inatingíveis, apenas objetivos realistas e otimistas.