sexta-feira, 4 de abril de 2014

A PSICOLOGIA DA BAGUNÇA: COMO DESORDEM É ALIADA DA CRIATIVIDADE




Tudo começa na escola, quando a professora nos ensina a organizar o material, separar as matérias e manter um ambiente de estudo impecável. O hábito se mantém durante a vida adulta, onde a bagunça é um dos grandes inimigos do sucesso profissional. Bem, a professora de marketing e psicologia Kathleen Vohls, da Universidade de Minnesota, discorda.

Em uma palestra ministrada na Universidade de Yale, Vohls falou sobre “Os efeitos da ordem visual sobre a criatividade”. Por meio de uma experiência, a professora explicou sobre como sua criatividade pode melhorar quando você trabalha no meio da desordem. Ela recrutou 48 pessoas para trabalharem em lugares bagunçados e organizados, ao final, os grupos precisaram criar soluções para o seguinte desafio: “uma empresa de bolas de ping-pong precisa pensar novos usos para o objeto, escreva quantas ideias vocês puder”.

As respostas foram julgadas pela criatividade e o resultado foi o seguinte: As duas turmas apresentaram o mesmo número de ideias, mostrando que o esforço foi o mesmo. Entretanto, as soluções apresentadas por aqueles que estavam nas salas bagunçadas foram 28% mais criativas, resultado comprovado por pesquisadores independentes da Universidade de Northwestern.

Os pesquisadores também mostraram que aqueles que trabalham em ambientes bagunçados desenham imagens mais criativas e são mais rápidos em solucionar quebra-cabeças. Vohls destaca que o objetivo do seu estudo não foi desmerecer a organização, mas sim mostrar que espaços bagunçados também deveriam ser valorizados.

Ela explica que esses lugares podem facilitar o processo de brainstorm, enquanto um lugar em ordem é melhor para reuniões onde as decisões precisam ser tomadas com rapidez.