sexta-feira, 27 de maio de 2016

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO


                                                                                             
A expressão Qualidade de Vida no Trabalho é bastante ampla, porém na análise desta é de fundamental importância um clima organizacional positivo. Na realidade, muitas das empresas passaram a se preocuparem com a qualidade de vida, seja no trabalho ou no ambiente extra organizacional das pessoas que atuam na empresa como base para maximizar a qualidade de produtos e serviços. É essencial investir em atividades que visem a melhoria da qualidade de vida dos funcionários e as atitudes que busquem o aperfeiçoamento do ambiente de trabalho. Daí ressalta-se a importância da avaliação do clima organizacional.

Pesquisas sobre níveis de satisfação no ambiente de trabalho são importantes para minimizar conflitos entre as necessidades dos indivíduos e das organizações, pois através do conhecimento das aspirações, dos desejos e das necessidades dos funcionários, medidas poderão ser adotadas, de modo que a organização possa alcançar seus objetivos institucionais e atender as expectativas dos indivíduos no trabalho.

Da análise das definições de clima organizacional, bem como do conjunto das variáveis, processos e/ou propriedades independentes que afetam o mesmo, verifica-se que quando os objetivos organizacionais estão em consonância com as expectativas dos empregados, existe uma tendência para que a empresa tenha sucesso, como consequência de um melhor desempenho humano no trabalho.
Como não há no Brasil a rotina formalmente instituída de pesquisar, de um modo geral, ainda se trabalha muito no "achismo". Com relação às pesquisas de clima, a situação não é diferente, a comprovação disso é que existem poucas publicações em revistas especializadas e livros sobre o assunto. Embora na década de 30, a ideia de clima organizacional já estivesse implicitamente presente na proposta da Escola das Relações Humanas, de Elton Mayo, quando realizou o experimento de Hawthorne, o que transparece ainda hoje nas organizações é a preocupação com o desempenho dos indivíduos para a execução das metas organizacionais e pouca atenção é dada à realização desses indivíduos dentro da organização.

É necessário que o administrador brasileiro entenda a importância do estudo de clima organizacional para um diagnóstico geral das empresas, bem como melhor entendimento da dinâmica organizacional. Em geral, é um processo que demanda disponibilidade de tempo e recursos, os quais nem sempre se acham conciliados para o pesquisador, além do que é preciso que os dirigentes tenham coragem para aplicar pesquisa de clima organizacional entre os funcionários, pois esta revela pontos fortes da gestão empresarial, mas também aspectos que precisam ser melhorados, e são justamente esses últimos que nem sempre recebem a devida atenção da alta direção, por negligência, medo de perda do "status quo", resistência às mudanças, desconhecimento, acomodação, entre outros.

Os benefícios decorrentes de uma pesquisa de clima para a empresa são muito vastos, dentre eles podem ser citados: medir o grau de satisfação dos funcionários com a empresa, com o trabalho em si e com os colegas de trabalho; subsidiar a empresa na adoção dos novos modelos de gestão, novas ferramentas de trabalho, verificando se as pessoas estarão propícias à adoção ou não destes novos modelos ou ferramentas de trabalho; melhorar a qualidade das relações de trabalho; desenvolver cultura gerencial participativa; identificar lacunas organizacionais, melhorando a imagem da empresa perante os clientes internos e externos etc.

Em suma, dentro da Qualidade de Vida no Trabalho - origem, evolução e perspectivas -, está um ambiente saudável, caracterizado não somente por condições de trabalho seguras e salutares, mas também por uma atmosfera psicológica sadia, o que só é possível averiguar através de uma pesquisa de clima organizacional séria, consistente e coerente. Na realidade, um clima organizacional favorável dentro do contexto profissional constitui importante passo para a Qualidade de Vida no Trabalho e melhoria da Qualidade de Vida do indivíduo.


Por Mônica Mello 



quinta-feira, 26 de maio de 2016

O QUE É MOTIVAÇÃO? CONHEÇA O CONCEITO E AS PRINCIPAIS TEORIAS





Apresentamos o conceito de motivação, sua definição e as principais teorias que explicam essa competência fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional.

O que é motivação? Talvez a melhor forma de começar seja dizendo o que não é. Muitas pessoas acham que a motivação é um traço pessoal, isto é, alguns a têm e outros não. Na prática, alguns gerentes rotulam como preguiçosos empregados que parece não ter motivação. Este tipo de rótulo pressupõe que um indivíduo é sempre preguiçoso ou não se motiva com o que faz. Nosso conhecimento dos principais conceitos e teorias nos diz que isto não é verdade.

Neste artigo vamos definir o que é motivação além de nos aprofundarmos nas principais teorias sobre comportamento motivacional.

O que sabemos é que a motivação é o resultado da interação entre o indivíduo e a situação. Certamente, indivíduos diferem em seus impulsos motivacionais básicos. Mas o mesmo empregado que se sente logo entediado por abaixar a manivela da sua furadeira pode ficar horas a fio abaixando a manivela de uma máquina caça-níqueis em Las Vegas sem se sentir nem um pouco entediado.

Você pode ler um romance completo de uma só vez e achar muito difícil ler um livro didático por mais de 20 minutos. Não é necessariamente você, é a situação. Assim, enquanto analisamos o conceito de motivação, tenha em mente que o nível de motivação varia tanto entre indivíduos quanto para indivíduos em tempos diferentes.

Conceito de Motivação

Motivação é o impulso interno que nos leva à ação; a palavra sugere exatamente isso: motivo + ação, a força (motivo) que me leva a agir; a palavra vem do latim moveres, mover. Está diretamente ligada aos nossos desejos, necessidades e vontades. Há uma enorme controvérsia dentro da psicologia sobre como funcionam os mecanismos da motivação; e isso por uma razão muito simples: a motivação é uma das chaves para a compreensão do comportamento humano; age sobre o pensamento, a atenção, a emoção e a ação. Envolve anseios, desejo, esforço, sonho e esperanças.

Teoria de Motivação e o ponto de vista de seus principais autores

Do ponto de vista teórico, motivação é um assunto muito complexo:
Skinner, por exemplo, estudou a motivação como um condicionamento da mente; Kurt Lewin considera que a motivação é determinada em grande parte pela influência do meio ambiente sobre o individuo; Murray e Maslow dão especial importância à questão das necessidades humanas como ponto determinante da motivação; é muito popular hoje em dia a Pirâmide de Necessidades de Maslow, um modelo que classifica as necessidades em grau de urgência, iniciando naquilo que é indispensável à vida (fisiologia, segurança, relacionamento) e chegando ao grau mais refinado, das necessidades que proporcionam a sensação de realização pessoal.

Confira nas próximas semanas as principais teorias da motivação explicadas de maneira didática para você aprofundar seus conhecimentos e colocar em pratica esses conceitos que vem revolucionando o mundo e os treinamentos de desenvolvimento humano.

Impulso e Atração

Apenas para citar alguns exemplos: há duas perspectivas básicas de análise da motivação, como impulso e como atração. Ver a motivação como impulso significa que sua origem é instintiva, criada a partir de necessidades internas, como a fome. Esse é o ponto de partida de modelos explicativos como os de Freud e de Hull. Motivação como atração admite a razão e a emoção como motores do processo; fazemos escolhas que nos atraem em direção a algo prazeroso (hedonismo psicológico), é uma força que nos puxa em determinada direção.

Alguns teóricos admitem os dois princípios como complementares: a fome, por exemplo, oferece a motivação (impulso) para comer; a atração nos faz escolher um alimento apetitoso, como lasanha no lugar de espinafre.

Condicionantes da motivação

A motivação cobre grande variedade de formas comportamentais. A diversidade de interesses percebida entre os indivíduos permite aceitar que as pessoas não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões. Essa diversidade é a principal fonte de informações a respeito do comportamento motivacional.

Nesse contexto, ao falarmos em motivação humana, parece inapropriado que uma simples regra geral seja considerada como recurso suficiente do qual lançamos mão quando o objetivo é a busca de uma explicação mais abrangente e precisa sobre as possíveis razões que levam as pessoas a agir.

Para Cecília Bergamini, existem muitas razões que explicam uma simples ação: grande parte desses determinantes reside no interior das pessoas, tornando o estudo da motivação bem mais complexo, ao contrário daquilo que frequentemente se conclui, tomando-se por base explicações leigas geralmente adotadas no dia a dia da convivência humana.

Uma vez que cada pessoa possui certos objetivos motivacionais, o sentido que elas dão a cada atributo que lhes dá satisfação é próprio apenas de cada uma, é individual. Isto é, o significado de suas ações tem estreita ligação com a sua escala pessoal de valores. Esse referencial particular é que realmente dá sentido à maneira pela qual cada um opera sua motivação.

Em outras palavras, as atitudes e o comportamento de cada pessoa dependem de seus valores interiores. Nesse sentido, as necessidades também vão variar de pessoa para pessoa; é o caso das necessidades de ordem afetiva, por exemplo.

Também muito importante compreender o sentido que as pessoas dão ao trabalho; não vai haver satisfação emocional se a tarefa que as pessoas fazem não tem sentido para elas, não está alinhada a seus valores internos; este é o referencial que reata o homem à sua realidade e fornece os indícios de que precisa para elaborar suas expectativas, ideias e visões pessoais do que faz sentido para cada um.

(Estarei postando nas próximas semanas, sempre aos sábados, artigos sobre as principais teorias da motivação)

Marcelo Leandro de Campos 


quarta-feira, 25 de maio de 2016

SECRETÁRIOS PLANEJANDO AS ATIVIDADES DO DIA





A rotina de nós, secretárias, é bem apertada, são muitas tarefas para resolver o tempo todo e se não houver um planejamento eficaz do tempo, pode comprometer e muito nossa carreira. Nosso dia que já não é fácil pode virar um caos e é claro que ninguém quer isso.

Cada secretária tem a sua rotina de tarefas, afinal, elas mudam conforme o setor que você trabalha. Mas sempre dá para melhorar um pouquinho e ficar ainda mais “Super” Não é?

Para a secretária, dominar as técnicas secretariais é fundamental. Para conseguir planejar e executar as atividades do dia é preciso adotar algumas técnicas importantes como:

Checklist

O checklist é uma lista de verificação. Nele é possível relacionar todas as atividades e os materiais necessários para executar determinada tarefa. Ele deve ser conferido diversas vezes durante o dia, garantindo que nenhum item passe despercebido e você acabe esquecendo-se de realizar alguma tarefa importante.

Follow-up

É uma técnica de acompanhamento que complementa uma agenda. Ele deve ser utilizado sempre, por exemplo, quando você for fazer uma lista de assuntos pendentes. Para ficar mais fácil, separe por prazos a serem cumpridos, como: assuntos a resolver amanhã, semana que vem, daqui a quinze dias.

A secretária além de acompanhar todas as suas tarefas, ainda precisa acompanhar as tarefas de seu executivo, sua equipe, equipes de outras áreas, então, como o follow-up fica mais fácil organizar e lembrar todos os assuntos. Algumas coisas que podem ser guardados no follow-up:

  • Cartas, memorandos, e-mails e lembretes manuscritos que aguardam uma resposta;
  • Faturas, contas e anuidades a pagar;
  • Lembretes ou controle para renovação de assinaturas;
  • Respostas de assuntos que estão em andamento;
  • Compromissos assumidos com novos clientes;
  • Contratos a serem assinados;
  • Assuntos a serem resolvidos na próxima reunião;
  • Telefonemas pendentes que aguardam um retorno;
  • Reuniões e visitas que precisam ser marcadas.


O follow-up pode ser arquivado em uma pasta sanfonada, em ordem numérica, com 31 repartições. Isso corresponde a cada dia do mês. Assim, você guarda lá no dia correspondente a ser executado.

Esse arquivo deve ser consultado diariamente, logo que chegar ao escritório e também no fim do dia, quando você começa a planejar as atividades do dia seguinte.

Não guarde no follow-up documentos inteiros ou originais. Deixe somente uma referência para quando for consultar lembrar-se do que se trata. Assim você evita de perder algum documento importante.

Evite transferir uma tarefa para o dia seguinte simplesmente porque não conseguiu realizar. Se não conseguiu cumprir seu prazo é porque alguma coisa esta errada, será preciso tomar cuidado no planejamento e no prazo que esta dando para as tarefas.

Agenda

Com ela é possível organizar as tarefas do dia, semana, mês… uma boa agenda eletrônica é o Google Agenda.

Tanto você como seu executivo podem alterar os compromissos e o melhor de tudo! Ela pode ser acessada de qualquer lugar do mundo. Basta ter acesso a internet. Muito bom não é?

Na agenda anote tudo que for possível, assim você não corre o risco de esquecer nadinha. Algumas coisas importantes que se deve anotar na agenda:

Todos os compromissos diários do executivo, da equipe e os seus próprios compromissos;

Reuniões internas, externas, colocando a data, horário, local, telefone, assunto e os participantes;

Contas a vencer e a receber;

Compromissos sociais;

Datas de aniversários dos contatos profissionais e dos familiares do teu executivo. É bom ajudá-lo a lembrar, mostra que você é super e não esquece nenhum detalhe.

Elimine todos aqueles papeizinhos que estão na sua mesa. Perder um deles e esquecer o compromisso é super fácil e você não deseja isso, não é mesmo?

Caso você utilize a tradicional agenda de papel, anote tudo a lápis, assim fica mais fácil para futuras correções.

Sempre que for falar com seu executivo tenha uma agenda nas mãos.

Anote nas contracapas coisas que costuma consultar sempre, como por exemplo, endereço do cartório que a empresa utiliza, o número do CNPJ, endereço completo do escritório, telefone, fax, ramais internos da empresa que trabalha, dados das filiais, etc.

Administração do tempo

Um jeito bastante eficaz de administrar o tempo é identificando possíveis falhas, como por exemplo, minutos que você passa procurando determinado documento que você jura que estava ali agorinha… Por isso e por outras coisas é necessário sempre manter a ordem de tudo secretária!

Algumas coisas que costumam desperdiçar nosso tão precioso tempo:

Falta de planejamento: não organizar com antecedência seu trabalho faz com que fique meio “perdida” durante o dia. Vai fazendo as coisas conforme forem aparecendo, e isso pode ser grave. Tente planejar tudo o que for possível, cotação de passagens, orçamentos, relatórios.

Manter mesa, gavetas, armários, arquivo e até o arquivo eletrônico é muito importante, nos dá a sensação de segurança, de saber exatamente onde esta determinado documento, já a desorganização nos deixa confusas e inseguras. Por isso, organize-se sempre!

Falta de direção: saber exatamente para quem delegar uma tarefa, pedir ajuda ou encaminhar determinado assunto é importante, pois economizamos alguns segundos perdidos “procurando” alguém que possa fazer determinada coisa.

Falta de motivação: sim, ela pode comprometer e muito nossas horas preciosas. A falta de motivação pode fazer com que você tenha que fazer e refazer tarefas por ter feito de baixa qualidade. Por isso a importância de bons treinamentos e projetos de motivação para todos da empresa.

Descontrole: controlar e administrar nosso dia a dia é essencial para manter uma rotina sem atropelos e muito produtivo. Interrupções do telefone, visitas não agendadas, reuniões de última hora atrapalha e muito o desenvolver das tarefas.

Falta de comunicação: essa é a grande responsável por muitos problemas dentro das empresas. Reuniões improdutivas, uso incorreto do telefone, falhas em transmitir informações, o tempo passa e nem percebemos.
Não delegar tarefas a colegas de trabalho: assumir mais trabalho do que consegue realizar é ter certeza que ficará estressado. Delegar tarefas demonstra maturidade e segurança, e não perder o controle. Esta com os dias muito corrido? Veja quem pode lhe ajudar e delegue algumas funções.

Aquela secretária que consegue administrar corretamente o seu tempo consegue transmitir uma imagem confiável de um profissional que cumpre seus prazos, mantém a ordem e o controle das situações. Administrar bem o tempo faz com que nos sobre algumas horinhas para vivermos mais tranquilos, sem estresse, e até acompanhar as novidades no blog!






terça-feira, 24 de maio de 2016

ERROS QUE FAZEM SEU CURRÍCULO IR PARA O LIXO



O currículo é o primeiro contato do empregador com o candidato. Se há problemas com esse documento básico, mesmo um bom profissional pode ser desqualificado para uma entrevista.

1. Falta de dados pessoais

A ausência de informações importantes como idade, contatos ou endereço residencial no CV pode atrapalhar um candidato.

“Se não possuir logo de cara dados básicos sobre o candidato, é provável que o recrutador passe logo para o próximo”, afirma Ricardo Karpat, diretor da Gábor RH.

2. Excesso de dados pessoais

Incluir informações demais sobre você é tão ruim quanto apresentar poucas. “É completamente desnecessário apresentar no currículo números de documentos como CPF e RG”, diz Erica Isomura, especialista em RH no Vagas Tecnologia. Sua foto pessoal também é dispensável, com raras exceções.

3. Lacunas sem explicações

Na descrição das experiências profissionais, é importante não deixar nenhum período descoberto. “Por exemplo, se você escreve que trabalhou numa empresa de 2000 a 2002, e só menciona o próximo vínculo empregatício em 2006, o recrutador vai se perguntar o que aconteceu nesses 4 anos da sua vida”, diz Karpat.

4. Mentiras

Escrever no currículo que você fala inglês fluentemente se o seu nível é intermediário, por exemplo, é um tiro no pé.

De acordo com Paulo Dias, diretor da unidade de recrutamento e seleção da Mariaca, transparência é essencial. “Se você mentir no currículo, será desmascarado na entrevista, e vai ser muito pior”, explica.

5. Erros de português e falta de revisão

Os três especialistas ouvidos foram unânimes e enfáticos sobre a impressão negativa causada por um currículo escrito fora da norma culta da língua.

O mesmo vale para problemas de digitação. “Não basta passar o corretor ortográfico, é preciso revisar atentamente os textos que você escreve”, alerta Erica Isomura, do Vagas Tecnologia.

6. Tamanho exagerado

Para um candidato em início de carreira, uma página é suficiente para o CV. No caso de profissionais mais experientes, o limite pode ser de duas a três páginas, na opinião de Paulo Dias, da Mariaca.

“Currículos muito longos e prolixos dificultam a localização de informações importantes”, explica.

7. Auto avaliação sobre comportamento

Não é recomendável usar qualificações elogiosas a sua maneira de ser no currículo. “Gabar-se sobre o quão ousado você é pode até irritar o recrutador”, afirma Dias.

O ideal é deixar esse julgamento para quem vai entrevistar você. Ainda assim, vale usar adjetivos mais concretos, como “sólida experiência” ou “intenso contato com a atividade X” na síntese de qualificações.

8. Formatação “criativa demais”

Para a esmagadora maioria dos profissionais, o texto do CV deve vir em fontes clássicas como Times New Roman e Arial, em tamanho legível e na cor preta. Usar negrito, itálico ou sublinhado também é permitido.

“Para cores, no máximo uma, e de preferência sóbria, como cinza ou azul”, explica Karpat, da Gábor RH. A exceção existe para designers e outros profissionais ligados a criação e arte.

9. Derrapar na versão em inglês do currículo 

“CVs mal traduzidos deixam uma péssima impressão no recrutador”, afirma Paulo Dias, da Mariaca. Segundo ele, usar ferramentas como o Google Tradutor, por exemplo, transmite descaso ou falta de domínio da língua estrangeira.

10. Ser evasivo e/ou ambíguo

“Às vezes recebemos currículos que não esclarecem o nível de experiência, o objetivo e nem sequer a área em que o candidato pretende trabalhar”, conta Erica Isomura, do Vagas.

Outro erro comum é ser vago na descrição das suas experiências ou não mencionar todos os cargos ocupados em cada passagem profissional.





segunda-feira, 23 de maio de 2016

METAS: COMO OS SECRETÁRIOS DEVEM ESTABELECER E CUMPRIR




No cotidiano do secretariado, é muito importante não somente cumprir tarefas, mas também cumpri-las dentro de um prazo pré-estabelecido. Quando falamos de prazos, podemos falar das tarefas cotidianas – que devem ser cumpridas em X horas – ou mesmo de grandes projetos, que podem levar meses para ser terminados. Como essas tarefas serão realizadas? O que se deve fazer todo dia? Em quanto tempo elas serão cumpridas?

Todas essas perguntas estabelecem o que podemos chamar de “metas”. Ou seja, objetivos a serem realizados, em um dado espaço de tempo, de uma determinada maneira.

Por exemplo: digamos que, após uma consulta ao médico, a pessoa tenha decidido que deve tomar mais água, para ter uma vida mais saudável. Estabelece, então, que durante um mês irá tomar, por dia, oito copos de 300 ml. Note que a meta foi criada, porque:

1. Estabeleceu o objetivo (tomar mais água);
2. Estabeleceu o tempo (um mês);
3. Estabeleceu o modo (oito copos de 300 ml ao dia).

Assim, tivemos uma meta, que ajudará a pessoa a organizar suas atividades diárias.
Mas no que as metas ajudam na vida do secretário?

A resposta pode parecer um tanto quanto óbvia, mas não é tão simples assim enxergar: secretário bom é secretário que faz planejamento de ações. E para planejar ações, devem-se impor metas a serem cumpridas. E estabelecer metas não é nada fácil.

A começar, deve-se decidir o que é prioridade para a empresa. Nem todas as funções delegadas a um secretário culminam em algo realmente relevante, portanto não deve ser uma meta a ser batida. Em compensação, pode ser que apareçam no meio do caminho projetos que precisem ser terminados a qualquer custo, e nesta hora o planejamento de ações para cumprimento da meta é novamente essencial.

Estabelecidas as metas, e suas ordens de importância (qual será cumprida primeiro, qual virá depois), devemos nos ater para como as cumpriremos. Como já dito, planejamento de ações é essencial. O secretário deve se programar diariamente, para saber o que fará. Uma das dicas é deixar, ao final do expediente, todas as ações do dia seguinte anotadas numa lousa ou em uma agenda. Em uma planilha do Excel, deixar anotado todas as atividades programadas e em que dia elas devem ser finalizadas, e com isso planejar o que fazer diariamente. Também é bom deixar uma margem de uma ou duas horas do dia livres, para serem ocupadas por atividades de emergência.

As metas são muito importantes. Nunca deixe de planejá-las! Meta batida, além de trazer orgulho, faz com que a empresa cresça.

Essas e outras dicas de providências podem ser aprendidas em um bom curso de Secretariado. No Instituto Monitor, o técnico em Secretariado pode conferir muito mais se matriculando pelo 





sexta-feira, 13 de maio de 2016

COMO GERENCIAR SUA CARREIRA E FAVORECER O SUCESSO


Você tem um plano para gerenciar sua carreira?  Tenha em mente que o ideal é dar um passo de cada vez. O planejamento profissional pode ser elaborado tanto por jovens que estão na universidade e não imaginam o que o destino lhes reserva, mas têm ideia do que desejam e isso é um passo à frente, como por profissionais que já estão no mercado de trabalho e ainda não traçaram seus objetivos.

Desenvolvimento de competências

Para ter sucesso na carreira e organizar um planejamento realista, o primeiro passo é descobrir o que realmente você gosta de fazer. Compare as situações, enumere o que lhe dá mais prazer e aposte nessas aptidões e no desenvolvimento das competências que te favoreçam.

Quem já está atuando no mercado de trabalho, antes de criar um novo plano para gerenciar sua carreira, deve aproveitar para observar quais são as atividades inerentes a sua rotina que mais lhe dão prazer, elas podem apontar qual o melhor caminho a investir.

A observação é um dos pontos mais importantes para iniciar o planejamento. Após esse período de observação, o ideal é buscar informações sobre cursos e meios para desenvolver as principais competências que podem contribuir para o seu crescimento.

Em seguida faça uma análise para saber se tudo o que está acontecendo dentro da sua realidade – cursos, graduação, idiomas, experiência, etc – está acrescentando algo em sua carreira.

Se a resposta for sim, você tem grandes chances de estar no caminho certo…

Se for não, o ideal é avaliar quais são as possibilidade de mudar e alinhar a sua realidade com os seus sonhos.

Construindo o planejamento para gerenciar sua carreira

Ao gerenciar sua carreira, ter ambição e apostar na aquisição de conhecimentos é importante, porém é necessário ter em mente que não é possível controlar toda a sua trajetória.

O ideal é saber identificar as oportunidades e, aos poucos, ir construindo sua realidade de acordo com seu planejamento.

Muitos fatores influenciam a realidade corporativa, como tendências econômicas, eleições políticas, mudanças tecnológicas, crises, entre outros fatores. Por isso, ao gerenciar sua carreira, esteja preparado para ser humilde e reconhecer com sabedoria o exato momento de mudar ou continuar em um determinado emprego ou curso, que podem ou não acrescentar nada em sua trajetória.

Saber gerenciar sua carreira é fundamental. Alguns itens podem aumentar a sua probabilidade de sucesso, por isso inclua em seu planejamento:

Faça do planejamento profissional um processo contínuo, que deve ser gerenciado constantemente.

A cada novo passo, pergunte a si mesmo se isso está acrescentando algo em seu futuro.

Aposte na aquisição de conhecimentos que melhorem suas habilidades e competências necessárias em seu desempenho.

Escolha e invista em novos cursos, sempre que necessário.

Aceite empregos que sejam desafiadores e permitam expandir seu conhecimento.

Se tiver a oportunidade, faça um intercâmbio, não só como estudante, mas como profissional, para desenvolver seu conhecimento e vivenciar novas experiências.

Amplie e mantenha ativa a sua rede de contatos.


quinta-feira, 12 de maio de 2016

ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO




Ao longo da história da humanidade, a ética foi entendida como parte integrante do pensamento filosófico. Que por sua vez, ficou conhecido como filosofia moral.

Os filósofos, cada um em sua época, procuraram estabelecer princípios e pressupostos de compreensão da ética. 

Ou seja, a ética e parte significativa em todas as relações entre pessoas, seja na sociedade ou nas profissões. 

A evolução dos seus princípios deu-se com o processo evolutivo da humanidade. Ela é insubstituível para a nossa conduta. Pois é através da ética, que o ser humano define o que é bom e correto e o que ele deveria assumir, visando o bem em comum. 

“Se me pedissem para resumir em poucas palavras o que entendo por ética, eu diria que ela consiste em viver bem com outros humanos e usar a nossa liberdade com consciência e sabedoria, sempre seguindo nossas vontades e fazendo a vida valer a pena.” 

É através da ética que define que tipo de pessoas nós somos e também que tipo de organização é aquela empresa. 

Como ela nasce de um indivíduo, não é possível separar ética na sociedade e a ética corporativa, pois comportamentos e ações terão o mesmo efeito em ambos os lugares. Pois se uma pessoa possui a capacidade de criar fofocas e intrigas em seu local de trabalho, na sociedade ela irá fazer agir diferente? 

A doação de princípios éticos e comportamentais é traduzida também pelo nosso respeito pelas diferenças individuais e preocupações crescentes com a responsabilidade social. Onde se é inserido as questões de segurança, meio ambiente e saúde no cotidiano de uma gestão empresarial. Que refletem as relações com seus empregados e para com a sociedade. 

Os princípios éticos também estão principalmente ligados a padrões de valores que cada indivíduo possui. No entanto, sabemos que dentro de uma organização, que por sua vez é formada por pessoas diferente, os valores individuais que um colaborador possui nem sempre será compatível com os valores dos demais expressos dentro dos princípios éticos. 

A partir desses princípios diferentes que surgem alguns problemas como: 

  • Assédio moral ou sexual; 
  • Fofocas; 
  • Intrigas; 
  • Desvios financeiros; 
  • Pessoas que não aceitam opiniões dos demais e acham que sabem tudo; 


O famoso “puxador de tapete”, que passa por cima de tudo e pior, de todos para chegar onde deseja ou por simplesmente ter o prazer de “derrubar” o colega no qual vem se destacando devidos os seus méritos, esforços, sua ética, profissionalismo. 

Infelizmente entre os relacionamentos no ambiente de trabalho, algumas pessoas não sabem explicar o que é certo e errado. Ou seja, pode-se notar que a ética não está sendo respeitada e nem fazendo mais parte da postura que todo profissional deveria ter. A falta de ética nas relações no trabalho não é um fenômeno novo, pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho ou as próprias definições da ética. 

E ética não pode ser definido como certo ou errado, é o bom senso, como uma pessoa enxerga e observa o mundo existente ao seu redor. 

Dicas de como ser ético no trabalho: 

Descrevo abaixo algumas de muitas dicas existentes de como ser ético, confira! 

Umas das coisas que considero primordial na vida em geral são: HonestidadeHumildade e Paciência

Esses três valores que constitui o caráter de uma pessoa, digo que é o alicerce dos princípios ético. 

1. Saber ouvir: Todos têm algo para falar, e muitas das vezes de onde menos se espera pode surgir algo muito bom, uma ideia inovadora para um projeto, uma solução para algo. Tenha paciência para escutar seus colegas, sua equipe, seus liderados. Saber ouvir é uma arte, escutando-as, você tirará melhores conclusões. 

2. Saber trabalhar em Equipe: "Por trás de um homem competente há sempre outros homens." (provérbio chinês). Maior diferencial competitivo é o capital intelectual. Precisamos aprender a trabalhar em equipe, fazer desabrochar o potencial de todas as pessoas, aprender a viver com as diferenças e extrair o melhor da diversidade que existe dentro da organização. É preciso entender que ao trabalhar em equipe temos mais chances de superar nossos limites. Não podemos esquecer que uma organização/empresa é formada por pessoas. Que por sua vez traz os seus conhecimentos, talentos, habilidades. Essas qualidades somadas com as qualidades das demais pessoas geram resultados com excelência. Como diz o ditado popular: "a união faz a força.”. 

3. Não faça fofocas: Falar dos outros pelas costas, não define quem é a pessoa no qual você está falando, mas mostra quem você é. Fofocas nunca trouxeram coisas boas, aonde quer que ela surja, sempre vem acompanhada por desentendimentos. Então, fique longe dela, mesmo que você não a faça, mas só de estar perto de quem está fazendo já pode te prejudicar. 

4. Chamar atenção de alguém: Nunca chame atenção de alguém na presença de outras pessoas, mesmo que você seja um líder, chefe, gerente. Se tiver algo para ser corrigido, chame a pessoa em um local reservado. 

5. Humilhar as pessoas: Pense muito bem antes de sair humilhando os outros, afinal, ninguém é melhor do que ninguém. Todos nós temos as nossas diferenças, limitações ou falta de conhecimento em determinados assuntos. 

6. Apelidos: Isso é uma coisa, que muitas empresas proíbem. Exigem que as pessoas sejam chamadas pelo nome ou sobrenome. Pois em muitos lugares, certos apelidos já deram até processos judiciais. 

7. Brincadeiras: Cuidado com as brincadeiras procure não exagerar e principalmente saiba com quem brincar. Lembre-se que nem todo mundo gosta de certas brincadeiras. E certas brincadeiras podem até gerar demissões por justa causa. 

8. Falar mal do trabalho: Cuidado, não fique por ai falando mal do seu trabalho ou da organização, se não está satisfeito, vá à busca de outro no qual venha te deixar feliz. 

9. Pontualidade: Evite chegar atrasado à empresa. Se você sempre se atrasar, poderá ser considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de carreira. Pois algumas empresas consideram muito a pontualidade, usando-a como forma de julgar o caráter, competência e comprometimento dos colaboradores. Procure ser também pontual nas reuniões, evitando atrasos. Pois é nela que o seu profissional está sendo observado e avaliado. 

10. Não abuse do poder: Nunca use o seu cargo, função, posição para obter qualquer favorecimento para si ou para outros. Procure ter o melhor resultado, mantendo sempre uma atitude clara, de respeito e de colaboração com todos. 

11. Utilização de recursos da empresa: Tenha cuidado ao utilizar recursos da empresa para fins pessoas, como telefone, internet e-mails. Algumas empresas são bem rígidas nesse aspecto, fazendo até monitoração dos mesmos. Quanto for atender um telefone para fins do trabalho, procure parar um pouco e dar atenção à pessoa que ligou, pois ao falar no telefone você é julgado pela sua dicção, capacidade de articular pensamentos, cortesia, simpatia. E ao tocar o telefone, você não sabe quem está do outro lado. Caso esteja impossibilitado de falar naquele momento, diga que você o retornará em tanto tempo. E retorne a ligação. Se a ligação for para outra pessoa que não se encontra no momento, procure anotar o recado, ou então o nome e número para quando a pessoa chegar ela retorna á ligação. E não deixe de dar o recado. 

12. Assédios e ameaças: Jamais tolere ameaças ou assédios, seja qual for o tipo. Não se submeta a essas situações. 

Assédio moral: que é entendi como o ato de desqualificar repetidamente, por meios de palavras, gestos ou atitudes a autoestima, a segurança ou a imagem do empregado em função de vínculo hierárquico. Denuncie o assediador. Não ceda e comunique os seus superiores; 

Assédio Sexual: A abordagem, não desejada pelo outro, com intenção sexual ou insistência inoportuna de alguém em posição privilegiada que usa dessa vantagem para obter favores sexuais de subalternos ou dependentes. Para sua perfeita caracterização, o constrangimento deve ser causado por quem se prevaleça de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerente ao exercício de emprego, cargo ou função. Assédio Moral ou sexual é crime, art. 216-A, do Código Penal, com redação dada pela Lei nº 10.224, de 15 de maio de 1991. 

Lembre-se: “Fazer o que se tem vontade é de extrema importância para se levar uma vida ética e feliz, desde que nossas vontades não interfiram negativamente na vida de outros.”


Por Lumara Diniz.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

QUALIDADES ESSENCIAIS PARA TER SUCESSO NO TRABALHO




Rever a postura, oxigenar alguns hábitos, reciclar alguns conhecimentos, bem como se auto motivar diariamente certamente serão um diferencial!



A seguir, algumas qualidades essenciais para ter sucesso e conquistar a admiração do seu chefe e colegas de trabalho:



1. Evite fazer barulho

Se desejar falar com alguém que está a certa distância, não grite. Vá até ele. ''Locais barulhentos geram os mais altos níveis de stress, além de dor de cabeça e falta de concentração. Bastam três horas nesse tipo de ambiente para sua capacidade de resolver tarefas mentais ficar duas vezes menor'', atesta Regina Picus, diretora da Top Quality, empresa especializada em ética e comportamento profissional.

2. Não faça sempre o que gosta, mas goste sempre do que faz

Sua missão é a grande responsável pela sua realização no trabalho. Se você tem uma e gosta dela, consegue lidar bem com as coisas que fazem parte do trabalho e não a agradam, de acordo com Waldez Ludwig, presidente da consultoria de gestão empresarial VL3 Aprendizagem e autor da vídeo-palestra Como Ter Trabalho num Mundo sem Emprego.

3. Durma o suficiente

''Pesquisas mostram que nem sempre o sono acumulado é compensado numa outra noite, o que põe em risco sua produtividade e seu emprego'', afirma Jorge Matos, consultor e diretor da Dimensão Consultoria e Educação e representante da Thomas International, empresa inglesa especializada em comportamento profissional.

4. Saia de casa pronto para mudar qualquer coisa para melhor

Se, pela manhã, alguém lhe perguntar aonde vai, em vez de responder para o batente, diga: ''Vou fazer algo bem feito''. É saudável para a auto realização e a autoestima'', diz Waldez Ludwig.

5. Aprimore o seu inglês

Aposte em cursos, veja filmes sem legenda, leia livros em inglês. Também não descuide do português - cada traição com a língua mãe abala a sua credibilidade.

7. Seja educado

Fale bom-dia, boa-tarde, obrigada, por favor... Não economize esse tipo de gentileza.

8. Cumpra prazos e respeite horários

No mínimo, em consideração aos outros. Além disso, quanto mais disciplinada você for, mais tempo livre terá. E só falte ao trabalho em último caso: a cultura de arranjar um atestado médico ficou no passado.

9. Se não souber, diga ''não sei''

''Hoje, gerentes ou líderes de setor preferem que você seja sincera e ética a se comportar como a dona da verdade, o que é impossível, não convence ninguém'', afirma Waldez Ludwig.

10. Não seja workaholic

Já parou para pensar que raramente as boas ideias surgem quando você está exausto? Tenha o seu tempo de lazer e descanso. E lembre-se: tire sempre sua hora de almoço. Além de a alimentação ser um combustível, você merece essa pausa. ''Se sobrar tempo para ligar para uma amiga ou apreciar uma vitrine de loja, não hesite em fazer. Muitas vezes, para se concentrar você deve se descontrair'', diz Regina Picus.

11. Aposte no seu aprimoramento profissional

Nunca cometa o erro de pensar que o seu está pronto ou completo. Quanto mais enriquecido com cursos, trabalhos e atividades extracurriculares, melhor para você. ''Ele deve conter também datas e referências recentes'', avalia Jorge Matos. Por isso, não pare de estudar.

12. Seja humilde sem se humilhar

''É uma característica dos talentosos, que sabem pedir perdão ao mesmo tempo em que não deixam ninguém massacrá-los'', ressalta Waldez Ludwig. Se a sua autoconfiança e o seu amor-próprio estão sendo abalados, o diálogo é um bom reparador.

13. leve o problema à chefia junto com uma solução

''Seu superior vai perceber quanto você é intuitivo e prático na administração de conflitos'', avisa Regina Picus.

14. Lute contra a timidez

Que tal começar por escolher um dos assentos da frente no auditório quando for assistir a uma apresentação? Ou um lugar um pouco mais próximo do seu chefe (não, ele não morde!) na mesa de reuniões? Mas o contrário também é prejudicial, portanto cuidado com o exibicionismo, com a supervalorização da sua imagem e do seu talento. ''O bom marketing pessoal só vai levá-la a bons lugares se for verdadeiro, porque, se não for, vão logo descobrir que você é uma farsa'', alerta Alfredo Passos, no livro Carreira e Marketing Pessoal (Negócio Editora).

15. Não transforme a hora extra numa rotina

Muitas vezes o que está por trás do serão não é o excesso de tarefas, mas a má administração do tempo, a falta de concentração e a desorganização individual.

16. Preste atenção naquilo que veste

Estudos indicam que as roupas são um espelho do seu humor. Sendo assim, as pessoas tendem a pensar que sua vida está desorganizada se você se apresenta mal arrumada.

17. Cultive a simpatia e, ao mesmo tempo, a seriedade

Sorrisos gratuitos, cumprimentos com beijos... ''Intimidade em excesso só prejudica sua posição dentro do setor. Se você dá muito espaço para alguém ou para determinada brincadeira, pode ter sua privacidade invadida e ser desrespeitada'', explica Regina Picus. Isso não significa que você deve deixar de lado o bom humor. Ele é bem-vindo.

18. Desligue do trabalho nas férias

Resista ao impulso comum de deixar o telefone do hotel para qualquer eventualidade. ''Essa pausa é essencial para você retornar ao trabalho com a energia renovada'', afirma Waldez Ludwig.

19. Seja mais curioso do que é

Conquiste uma vaga, uma promoção ou um cliente difícil antes de tudo pelo seu interesse. ''Vontade de aprender e acertar pode valer mais do que o seu conhecimento'', explica Waldez Ludwig.

20. Arrisque mais

Encare toda e qualquer novidade no trabalho como um desafio e confie sempre no seu potencial, por mais que sinta medo ao se deparar com algo diferente. Se for necessário, tome a iniciativa. Muitas vezes a qualidade de um trabalho depende de um único passo seu. ''Hoje, a iniciativa de um profissional é testada sem que ele perceba e avaliada como método de trabalho'', afirma Jorge Matos.

terça-feira, 10 de maio de 2016

NINGUÉM SE TORNA UM SECRETÁRIO EXECUTIVO DA NOITE PARA O DIA!



Devo confessar que por alguns momentos, cheguei a acreditar que para ser um Secretário Executivo bastava vontade e paixão, e o resto se tirava de letra.

Tarefas rotineiras, que executo há anos, de olho fechado, por alguns momentos, não foram valorizadas: por mim, por você, pelo Executivo, pela Empresa...

A verdade seja dita: Não se transforma um profissional em Secretário Executivo da noite para o dia. O simples tratamento de compromissos na agenda, a organização de uma viagem, o tratamento de assuntos que exigem atenção, devem e são função essencial de um SE. 

MAS acreditem: Há quem não saiba fazer, ou faça de forma incompleta e equivocada, essas simples atividades.

Sentar numa cadeira e assumir esse cargo vai além, exige não só dedicação, mas zelo, inteligência, maturidade profissional, capacidade intelectual, capacidade tecnológica, dentre outras características fundamentais.

Só aquele rostinho bonito e a maquiagem impecável??? by by..

Vamos nos aperfeiçoar e mesmo aquelas tarefas "rotineiras" e pouco valorizadas precisam ser colocadas em práticas, mas de forma correta e eficiente, porque como disse no início do texto, ninguém se torna um SE da noite para dia!!!





http://simararodrigues.blogspot.com.br/search?updated-min=2010-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2011-01-01T00:00:00-08:00&max-results=50 

segunda-feira, 9 de maio de 2016

CULPAR OS OUTROS PELOS NOSSOS FRACASSOS NÃO É SOLUÇÃO


Algumas pessoas conservam o péssimo hábito de jogar a culpa pelos seus fracassos nas costas de terceiros. Essa fuga da responsabilidade é bastante acentuada na maioria da população brasileira, habituada a sentir pena de si própria. O fato de responsabilizarmos alguém pelos nossos insucessos aplaca as nossas consciências e, ao mesmo tempo, nos induz a um permanente estado letárgico, sem qualquer poder de reação.


Essa tendência à auto condescendência explica, em parte, aquela famosa máxima, oriunda das hostes esquerdistas, segundo a qual a nossa miséria estaria associada, primeiramente à expropriação colonialista e, posteriormente, a um pseudo imperialismo, exercido principalmente pelos americanos do norte. De acordo com esse despautério, a nossa pobreza seria diretamente proporcional à riqueza do primeiro mundo.

O raciocínio tortuoso de que o nossa penúria é parte do legado colonial não resiste às evidências histórias, uma vez que países hoje desenvolvidos como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Hong-Kong e até mesmo os riquíssimos Estados Unidos foram, outrora, colônias europeias, enquanto nações miseráveis como Etiópia, Libéria e Butão jamais foram colonizadas. Por outro lado, Espanha e Portugal, poderosos colonizadores do passado, não estão entre os países mais prósperos, enquanto a Alemanha, cujas aventuras colonialistas do século XX redundaram sempre em magníficos e onerosos fracassos, é hoje a nação mais opulenta da Europa.

Já a teoria imperialista, que pretende explicar as causas do nosso subdesenvolvimento através de um contínuo saque das nossas riquezas pelos ogros americanos, é de morrer de rir, pois parte do pressuposto que a riqueza do mundo é algo estático, pré-existente, que trocaria de mãos ao sabor da força ou da coação. Chega a ser patético que alguém possa defender tais teses mesmo sabendo que perto de 70% do PIB norte-americano são provenientes do setor de serviços. Além disso, se a economia deles equivale hoje a quase 20 vezes a nossa, basta um mínimo de bom senso e alguma isenção de raciocínio para verificar que não foi através da pilhagem das nossas vastíssimas reservas naturais que os ianques enriqueceram e progrediram. Desculpem a franqueza, mas parece piada achar que os caras construíram aquele PIB de trilhões de dólares à custa da exploração alheia. Ademais, é de uma presunção sem limites.

Enquanto continuarmos insistindo na confortável estratégia de jogar a culpa dos nossos reveses nos ombros alheios, definitivamente não chegaremos a parte alguma, pois permaneceremos incapazes de aprender com nossos próprios erros. É preciso entender, de uma vez por todas, que se o país é pobre, faminto e ineficiente, isto é resultado das nossas decisões e escolhas e não porque o imperialismo nos colocou nessa situação. Que eu saiba, ninguém apontou armas para a cabeça dos nossos mandatários e os obrigou a contrair dívidas imensas para pôr em prática projetos faraônicos e absolutamente sem sentido, como transamazônicas e outras beldades tupiniquins. Também não estou informado de qualquer algoz externo que nos tenha impelido a passar décadas emitindo moeda de forma irresponsável, gerando a hiperinflação mais duradoura de que se tem notícia, cujas consequências estamos colhendo até hoje. Não foi, tampouco, nenhuma mente alienígena quem produziu todos aqueles planos econômicos desenvolvimentistas mirabolantes, que marcaram o nosso passado recente de forma tão cruel.

Pelo contrário, tudo o que se fez neste país, certo ou errado, desde a sua independência, foi por moto próprio dos seus governantes e cidadãos. Culpar os outros pelo nosso fracasso é fugir das responsabilidades. Que culpa têm os ianques se conservamos o cadáver insepulto de Getúlio até hoje, mantendo inalterada uma legislação trabalhista retrógrada, cuja profusão de direitos e benefícios onera de tal maneira as contratações que acaba por desestimulá-las, no lugar de incentivá-las, como seria desejável? Por acaso foram eles que nos impuseram um sistema político e econômico caracterizado pelo gigantismo de um Estado paternalista, assistencialista, ineficiente, perdulário e insaciável, que através da sua sanha tributária inviabiliza a formação de poupança interna e, por consequência, os investimentos do setor produtivo?

Se, ao invés de perdermos tempo criando teorias malucas, salpicadas de despeito e inveja para explicar as nossas mazelas, focássemos a atenção no essencial, não seria difícil deduzir onde está a diferença. Comparem a nossa Constituição com a deles, por exemplo. Enquanto os malvados norte-americanos construíram a sua sociedade calcada no poder do indivíduo sobre o Estado, no mérito pessoal e no livre arbítrio, nós fizemos a opção pelo engodo demagógico do coletivismo, onde o Estado se sobrepõe ao indivíduo de forma latente e cada dia mais perverso.


Por: João Luiz Mauad