segunda-feira, 4 de setembro de 2017

A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA?




Você só tem uma oportunidade de causar uma boa primeira impressão.

São vários os estudos que reafirmam a frase acima. Essa impressão é difícil de ser mudada.

Nossa imagem é a maneira não verbal com que nos comunicamos com outras pessoas. Elas, em conjunto com nossos gestos, realmente valem mais do que palavras na formação da primeira impressão.

O que quero dizer sobre isso? Que precisamos ensaiar cada passo antes de dado e cada palavra antes de pronunciada?

Não. Dessa maneira perderemos nossa espontaneidade, tão cara nos dias atuais.

Mas, nada impede que monitoremos e revisemos a imagem que temos para que, dessa forma, consigamos passar uma ótima primeira impressão.

Antes de sair pela manhã, dê uma olhadela no espelho e seja você seu primeiro julgador. Que imagem está refletida? A de um profissional competente ou a de um profissional que ainda está perdido, procurando seu caminho?

Nesse primeiro momento, seja rígido com você mesmo. Os outros também o serão.

Tenho uma amiga que fala que “se arruma” até para ir à padaria pela manhã, pois, quem garante que a grande oportunidade da vida dela não esteja na fila do pão?!

É engraçado, mas não deixa de ter um fundo de verdade.

Pense numa entrevista de emprego: seu currículo é analisado e também sua imagem, sua maneira de falar… Inegavelmente desses julgamentos resultará a decisão se você é a pessoa certa para o cargo em questão ou não.

Qual impressão que você quando recepciona um visitante para uma reunião com seu superior?

Ah! Sem esquecer do pool de fornecedores com os quais está em contato para aquele novo projeto…

Por último e não menos importante: como os clientes internos de sua corporação lhe enxergam…

Assim sendo, agarre a oportunidade de causar um boa primeira impressão. Leve a sério essa tarefa. Sem sombra de dúvidas é sua imagem que vai facilitar o bloquear o seu caminho.

Uma impressão ruim não é impossível de ser desfeita, mas pergunte-se: o esforço que terá que despender para superar a impressão ruim, valerá a pena? Não seria uma perda de tempo?

Esse tempo poderia estar sendo usado para desenvolver novos projetos, conhecer novos clientes, entabular nova fase na carreira.

Pense nisso.