sexta-feira, 29 de setembro de 2017

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE O SECRETÁRIO DEVE TER, ATUALMENTE, PARA DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES.


Por Acimarleia Freitas

O profissional de Secretariado Executivo em tempos de globalização, segundo Grion 2008, deve estar preparado e atualizado em seus conhecimentos no desempenho de sua profissão. Principalmente levando-se em consideração os avanços tecnológicos.
Esse profissional têm inúmeras competências, podemos citar várias, mas, julgo de suma importância a de falar pelo menos dois idiomas: inglês e espanhol. Além de um bom português, que é nossa língua vernácula; o secretário é multifuncional, sendo esse profissional um colaborador que assume atividades de gerenciamento das atividades inerentes a sua profissão; gestor de pessoas; assessoria direta aos executivos; pode ser um empreendedor; tem visão estratégica da organização; sabendo ter iniciativa em situações de emergência; sendo organizado no registro de eventos importantes do executivo, anotando telefonemas, organizando os arquivos para que seja rápido ao necessitar de um documento, ter uma lista de números de telefones mais utilizados; ser eficiente, planejando sempre seu dia de trabalho, para que quando surgir algo inesperado no decorrer do dia seja mais fácil de contornar a situação; pontualidade e assiduidade são essenciais, pois o secretário deve sempre estar presente antes de seu executivo; ser discreto é fundamental; ser bem humorado, compreensível, cortes.
Além das competências do secretário Executivo, temos ainda as habilidades profissionais, a saber:
·      Habilidades técnicas utilizam conhecimentos, métodos e técnicas necessárias para realização de tarefas específicas, tais como habilidade de comunicação, escrever bons textos, técnicas de atendimento telefônico, etc.;
·      Habilidades humanas, capacidade de conhecer o trabalho das pessoas, analisando as suas atitudes e motivações, sabendo ter um bom relacionamento interpessoal com colegas e clientes, relações públicas – caso a empresa não tenha esse profissional, cabe ao secretário assumi-la, pela natureza de sua profissão, para manter a harmonia nas relações de transações comerciais (MEDEIROS e HERNANDES  2010, p. 15), Ter capacidade de liderança e exercê-la quando preciso, cultivando entusiasmo pelo trabalho; ser um profissional proativo ou seja, deve ter iniciativa. São pessoas que se destacam pela sua capacidade de antecipar às situações.
·      E habilidades conceituais, que analisa a complexidade da organização, tais como: gestão da informação, gestão de processos, gestão de recursos materiais e financeiros, gestão de recursos humanos, gestão de relacionamento (MAZULO e LIENDO, 2010).


REFERÊNCIA


GRION, Lauringa; A Nova Secretária – Metacompetente, Proativa, Dinâmica. São Paulo, EditoraMadras, 2010
MAZULO Roseli, LIENDO Sandra; Secretária – Rotina gerencial, habilidades comportamentais e plano de carreira. São Paulo, Editora Senac, 2010.