segunda-feira, 25 de setembro de 2017

EVOLUÇÃO E TRAJETÓRIA DA PROFISSÃO DE SECRETARIADO



Por: Acimarleia Freitas


Não há registro de uma data precisa para a profissão de secretariado executivo, mas, acredita-se que vem da época dos Faraós, 500 a.C., segundo Casimiro (1998), a função era exercida exclusivamente pela figura masculina, os escribas foram considerados os primeiros secretários da história, no baixo Império Romano eram os Taquígrafos, monges na Idade Média, mais tarde vulgarização da estenografia, passou a ter importância nos escritórios da Administração Pública, surgiu o secretário, período da Revolução industrial, sendo ainda mão de obra exercida exclusivamente por homens. Na Idade Moderna a função secretarial torna-se expressiva, para mais tarde fazer parte da estrutura organizacional.
Após as duas Grandes Guerras, por escassez de mão de obra masculina, surgiu a figura feminina no mercado de trabalho, e atuando no campo secretarial com bastante atuação na Europa e Estados Unidos. No Brasil, o surgimento da mulher como secretária ocorre na década de 50. Época em que houve a implantação de cursos na área. Como, por exemplo, Datilografia e Técnico em Secretariado.
O Curso de Secretariado Executivo da UFBA, primeiro a ser criado no Brasil, em 1969, surgiu para atender a crescente demanda do mercado por profissionais qualificados neste segmento, devido à industrialização da Bahia, com a implementação do centro Industrial de Aratu, depois, Polo Petroquímico de Camaçari. (EAUFBA, 2007, p.3-6).
Na década de 50 – A Secretária executava somente determinadas Técnicas Secretariais, tais como: datilografava, arquivava de documentos, atendia telefone e servia cafezinho.
No começo dos anos 60 as Secretárias conservar-se com tarefas insignificantes dos escritórios. Somente em meados dessa década é que a categoria começou a exigir melhores condições de trabalho, resultando assim, no surgimento do Clube das Secretárias, no Rio de Janeiro.
Década de 70 – Foi marcada pelo fortalecimento e crescimento do movimento. O Clube das Secretárias passou a ser denominada Associação das Secretárias do Rio de Janeiro, com o intuito do aprimoramento profissional. Posteriormente surgiram outras associações semelhantes em quase todos os estados, desta forma, foi preciso criar um órgão de representação a nível nacional, denominada: Abes – Associação Brasileira de Entidades Sindicais. Década que também foram criadas as leis 1.421/77, de 20/09/77, que estabeleceu 30 de setembro como o Dia Nacional da Secretária e a Lei 6.556/78 de 05/09/78, reconhecendo a profissão de secretariado. As secretárias passaram a ter formação superior.
Na década de 80 – a profissão é regulamentada por meio da Lei 6.556,  de 5 de setembro de 1978 autorizando a criação de sindicatos, que receberam representação nacional da Federação Nacional das Secretárias e Secretários - FENASSEC, criada em  31 de agosto de 1988. Nesse período a FENASSEC juntamente com os sindicatos começaram a exigir a criação de um Código de Ética que foi estabelecido no dia 7 de junho de 1989, através da Lei 7.377/85.
Década de 90 - A Secretária tornou-se mais independente do gestor, atendendo não apenas o executivo e também outras demandas da organização. Passando a atuar com mais autonomia, criatividade e objetividade. Com a chegada das novas tecnologias, a forma de trabalhar sofreu transformações, as empresas passaram a buscar profundamente a qualidade total e a valorização dos clientes, e as técnicas secretariais, tornam-se somente ferramentas do seu cotidiano de trabalho e não mais o centro dele.
Agora, século 21, espera-se que o secretário seja um empreendedor, assessor, executante, polivalente e que tenha uma visão que privilegia o todo de um sistema e não suas partes isoladamente, dando a esse secretário o conceito de cogestor.
A origem da palavra secretário vem do latim: Secretum - lugar retirado, retiro, solidão; Secreta – particular, segredo, mistério; Secretarium - legar retirado, conselho privado.

REFERENCIA
Alcântara L. Disponível em:  http://executivajr.blogspot.com.brAcesso em 11 de setembro de 2015.
BOND, Maria T. OLIVEIRA, Marlene. Manual do Profissional de Secretariado – Conhecendo a Profissão - Vol. I. 1ª Edição. Curitiba, Editora: Intersaberes,  2010.
CASIMIRO, Lucia. História da Profissão de Secretariado – A saga das (os) secretárias (os). Disponível em <http://www.fenassec.com.br>. Acesso em 28 set. 2008.
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (EAUFBA). Projeto Pedagógico do curso de secretariado Executivo. 2007.
História e Origem da Profissão de Secretária. Disponível em: http://portal.metodista.br/. Acesso em 11 de setembro de 2015.
Histórico da Profissão. Disponível em: http://www.dasecretariado.ufba.br. Acesso em 11 de setembro de 2015.
MAZULO Roseli, LIENDO Sandra; Secretária – Rotina gerencial, habilidades comportamentais e plano de carreira. São Paulo, Editora Senac, 2010.