terça-feira, 26 de setembro de 2017

O ATUAL PERFIL DO SECRETÁRIO E AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO



Por Acimarleia Freitas

O mundo corporativo exige dos executivos um número cada vez maior de atribuições desempenhadas com rapidez e com atenção especial à clientela. A atuação do secretário executivo contribui para alcance de toda esta meta de atenção ao cliente. O Secretariado Executivo é um profissional versátil, podendo atuar em diversos setores, tais como: economia, indústrias, comércios, empresas prestadoras de serviços, órgãos públicos, etc. Sendo assim, percebe-se que este é um mercado muito amplo, uma vez que esse profissional pode atuar em diversos seguimentos. As cidades mais industrializadas são as que mais empregam esses profissionais.
As novas tecnologias tem sido uma ferramenta fundamental para o profissional secretário, e as organizações têm buscado profissionais cada vez mais qualificados, com habilidade para utilizar máquinas cada vez mais sofisticadas, tais como computadores de ultima geração, notebooks, agendas eletrônicas, smartphones, processadores de texto, planilhas eletrônicas, programas para apresentação em slides, etc. essas mudanças tecnológicas, levou o secretário executivo a uma ascensão impactante das suas atividades, levando-o a uma posição de gestor, empreendedor, assessor e consultor.
Desde suas raízes nas civilizações antigas, o secretário, outrora os escribas, eram pessoas da inteira confiança com quem encarrega às atividades. Nos últimos 50 anos aproximadamente, o perfil do secretário passou por grandes transformações, deixando o perfil técnico operacional para um perfil estratégico. Pode-se dizer que esse profissional é um elo entre corporação e cliente.
Com tantas evoluções na carreira e uma busca incessante pela qualificação, não podemos, no entanto, dizer que as técnicas foram deixadas de lado. Ao contrário disso, elas devem ser aperfeiçoadas, além da busca pela qualidade da gestão secretarial através do aprimoramento e desenvolvimento das competências comportamentais.
Segundo Mazulo e Liendo (2010, p. 25), o profissional secretário possui saberes essenciais que constitui uma carreira de sucesso, são eles: uso efetivo da comunicação, gerenciamento do tempo, relacionamento interpessoal e supervisão de diversas áreas. Mazulo e Liendo (2010, p. 26), diz ainda que com o papel de assessor, esse profissional necessita conhecer as técnicas utilizadas pelo seu gestor, para que possa entender ações de liderança, motivação, negociação e criatividade. O secretário executivo deve ainda ser conhecedor de qualidades como: polivalência, disposição para assessorar, discrição, bom senso, objetividade, criatividade, lealdade, respeito, iniciativa, dinamismo, entusiasmo, paciência, tolerância, profissionalismo, pontualidade, visão holística. Em um mercado em constante mudança, esses atributos, fará com que esse secretário tenha um perfil adequado a função a qual exercerá.
A atuação desse profissional passou a ter novas  responsabilidades, mais sérias e importantes para a organização, desempenhando função de gestor de processos, gestor de pessoas, gestor de informações, gestor de relacionamentos e até mesmo da própria carreira. Veiga (2007, p. 23) fala sobre a mudança no papel desempenhado pelo profissional de Secretariado organizações: “Com isso, a secretária pode se dedicar mais aos assuntos relacionados à empresa, tornando-a necessária e importante. Hoje, além de desempenhar suas atividades operacionais, a secretária atua como gestora de processos, de pessoas e de informação.”

REFERENCIA
BISCOLÍ, F. R. V; CIELO, I. D. Gestão Organizacional e o Papel do Secretário Executivo. Disponível em: Acesso em: 28 set. 2015.
BOND, M. T; OLIVEIRA, M. Manual do profissional de secretariado, v. 1: conhecendo a profissão. Curitiba: InterSaberes, 2013. Cap. 3.
MAZULO Roseli, LIENDO Sandra; Secretária – Rotina gerencial, habilidades comportamentais e plano de carreira. São Paulo, Editora Senac, 2010.
VEIGA, D. Rachel. Guia de Secretariado: Técnicas e comportamento. São Paulo: Érica, 2007.