quarta-feira, 13 de setembro de 2017

O QUE É UMA SECRETÁRIA MODERNA?




 
O que é ser e pensar como uma Secretária moderna?

Já parei para pensar isso algumas vezes ao longo de minha carreira.
E, de tempos em tempos, acredito que não só os profissionais de Secretariado, mas de todas as áreas, precisam pensar em como será sua profissão para dali a alguns anos.

O Secretariado já passou por várias etapas e transformações.

Antigamente apenas reconhecida como uma Atendente, foi conseguindo mostrar e agregar valores ao seu trabalho. Ainda hoje, algumas empresas não dão a esse profissional o seu reconhecimento, por desconhecer completamente sua capacidade dentro das atividades administrativas, gestão e negócios.

A Secretária consegue Administrar uma empresa?

A Secretária consegue administrar uma empresa toda na falta de seu chefe imediato e, em algumas empresas, já conquistou o respeito profissional e pode exercer suas habilidades profissionais em outras áreas de atuação.

O profissional de Secretariado já tem habilidades reconhecidas como a de organizar eventos, documentos, gerenciar pessoas, assessorar a vida pessoal e empresarial de seus superiores e também participar das tomadas de decisões.

O “glamour” atribuído à profissão não se faz sempre presente, pois, infelizmente, nem todos os profissionais têm a chance de trabalhar em grandes corporações.

O profissional de Secretariado tem, em sua essência, a postura pró-ativa, a execução de várias funções, a eficiência e a responsabilidade – características indispensáveis para profissionais de alto nível, mulheres e homens.

Diretores e Gerentes, assim como os Presidentes de grandes empresas, estão sendo testados todos os dias. A Secretária, há décadas, está ali para apoiar, organizar, gerenciar, ponderar as situações e antecipar os acontecimentos para a melhor solução dos problemas.

A Secretária tem em suas mãos um grande desafio. Esta profissional moderna está cada vez mais se tornando peça estratégica para as organizações, pois cumpre rápida e eficientemente ordens e solicitações.

Pense em tudo que já falamos e considere que, um dia, já foi cogitado que o Secretariado seria extinto, porém a profissão se transformou e se reinventou.

O mundo corporativo está cada dia mais dinâmico e a Secretária precisa se colocar dentro deste novo contexto, não podendo se limitar apenas ao conhecimento adquirido na Universidade. É necessário entender novas ferramentas e conceitos de negócios. Essa busca se faz presente por meio da tecnologia, cursos, eventos, palestras, mentorias, etc.

Relações Humanas e Tecnologia da Informação são as principais áreas a serem consideradas atualmente no Secretariado. O desenvolvimento das competências nunca foi tão questionado e as profissionais que não seguirem a tendência ficarão pelo caminho, assim como os resistentes às mudanças e aqueles que não consideram o aprender, compartilhar e agregar.

Cursos e treinamentos estão sempre ao alcance de todos (presenciais, na Internet, etc.). Basta conciliar a agenda da melhor forma.

Nunca é tarde para aprender e se reinventar e mudar para melhor.

Os novos desafios que se colocam na carreira destes profissionais são os mesmos, a rigor, e devem ser enfrentados e vencidos por profissionais de todas as áreas.

Existem profissões surgindo e outras se fundindo. É fundamental ficar atento a estas mudanças.

Quais as exigências para o profissional de Secretariado?

As exigências para a profissão de Secretariado chegam à mesma velocidade da evolução do mercado. As carreiras vitoriosas são aquelas que estão sempre em evolução, prevendo o futuro, entendendo o rumo das funções, evoluindo junto com as empresas e as ferramentas utilizadas para melhorar a “performance” dos negócios.

A carreira de Secretária tem tido destaque nos últimos anos por ter conseguido passar de uma simples colaboradora à principal parceira nas decisões das empresas.

Invista sempre em informação, cursos, tecnologia e “networking”. Conhecimento nunca é demais, não é?

Secretárias bem-sucedidas nunca deixarão de aprender mais e mais!

Por Sandra Tarallo