quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

10 DICAS QUE TODOS DEVERIAM SEGUIR NO RETORNO AO TRABALHO APÓS AS FÉRIAS




Você passou vários dias acordando tarde, assistindo seus programas de TV favoritos e relaxando na praia e agora deve passar por uma situação desconfortável: é hora de voltar ao trabalho.
Fazer a transição de férias para o trabalho pode não ser um evento que você espera ansiosamente, mas ocorrerá mais cedo ou mais tarde.

Aqui estão dez dicas para ajudar você a suavizar o retorno à rotina diária ajudando-o a se manter relaxado e colocar o trabalho em prática.

1. Em primeiro lugar arrume o seu espaço de trabalho.

Provavelmente, você vai ser saudado por pilhas de correspondências fechadas, arquivos e outros itens de escritório jogados em sua mesa. Em vez de ignorá-los, utilize um pouco do seu tempo para verificá-los.  Quanto mais você esperar, maiores as chances que estes documentos permaneçam em sua mesa por muito tempo.

2. Se desfaça de mensagens em seu correio de voz e e-mail.

Antes de ficar enterrado em um monte de trabalho, atualize suas mensagens em seu e-mail. Esta é uma tarefa facilmente esquecida; por isso é uma boa ideia para atender a esta tarefa o mais rápido possível. Agora é também um bom momento para verificar e anotar as suas mensagens de voz e limpar sua caixa de correio.

3. Faça uma breve revisão de sua agenda.

Você esteve afastado por algum tempo, então você provavelmente vai precisar se inteirar do que está ocorrendo em seu trabalho. Analise o seu calendário para os próximos dias para ter uma ideia das próximas reuniões, datas de entrega de trabalhos, projetos e outras preocupações. Você estará mais bem preparado para o que está por vir e não será completamente pego de surpresa.

4. Não leia seus e-mails em ordem cronológica.

Em vez de ler seus e-mails por data, classifique-os por assunto ou por remetente. A ideia por trás disso é se inteirar sobre o que aconteceu enquanto você estava fora e não quando as coisas aconteceram. Usar esta técnica também torna mais fácil se livrar de e-mails que não são mais relevantes, tais como atualizações de notícias antigas, ofertas expiradas ou cupons.

5. Faça uma lista de prioridades.

A partir do momento que você rever seus e-mails, caixa postal, mensagens de voz e afins, você vai se lembrar de todas as coisas que você estava trabalhando antes de partir para férias. Em vez de trabalhar na primeira tarefa que cruza seu caminho, faça um esforço consciente para priorizar seu trabalho. Quais projetos você estava trabalhando antes de sair do escritório? Quais são as cinco mais importantes tarefas para realizar em seu primeiro dia após a volta?

6. Faça uma coisa de cada vez.

Você pode sentir o desejo de trabalhar em três coisas diferentes ao mesmo tempo, a fim de recuperar o “tempo perdido”. No entanto, este não é o método mais eficiente. Você só vai se confundir e se estressar. Faça um ponto para focar a sua mente e trabalhar apenas em um item ou tarefa de cada vez. Você acabou de voltar de agradáveis férias relaxantes; por que se estressar se você pode evitar isso?

7. Se livre de distrações desnecessárias.

Para fazer de sua transição o melhor possível, leve a sério suas atividades e corte distrações óbvias. Desta forma, você pode fazer o trabalho render, sem ser incomodado a cada cinco minutos. Desligue o telefone celular, feche as contas de mídia social, programas e aplicações.

8. Faça planos para se divertir na primeira semana de volta.

Você está de volta ao trabalho, mas isso não significa que você não pode se divertir ou tratar-se bem. Agendar um almoço ou dois com os amigos pode fazer a semana de volta parecer um pouco menos brutal. Tome sua bebida favorita no café local durante a sua pausa, baixe um novo podcast e reserve um tempo para fazer seu trajeto ao trabalho um pouco mais interessante.

9. Deixe o escritório na hora certa.

Você tende a ficar até tarde no trabalho nos primeiros dias após as férias? Só porque você estava de férias não significa que você tem que colocar mais horas em seu trabalho! Coloque um despertador ou um lembrete, se necessário, para ajudá-lo a finalizar suas tarefas no tempo correto.

10. Dê uma pausa a você mesmo.

Voltar ao trabalho depois de um período de férias é um período de transição. Não se desespere com relação ao tempo que você está levando para colocar tudo em ordem! Pode levar vários dias para que você possa finalmente se reajustar… e isso é perfeitamente normal. Mantenha-se calmo, concentrado e relaxado. Você estará de volta à sua velha rotina no trabalho antes mesmo de se dar conta.



Adaptado de Everyone Should Know These 10 Tips Before Returning To Work After Vacation, Rashelle Isip, Lifehack
Tradução: Júlia Linck Moroni, Medicina Veterinária

http://suinocast.com.br/10-dicas-que-todos-deveriam-seguir-no-retorno-ao-trabalho-apos-as-ferias/