terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

SECRETÁRIA COMO AGENTE FACILITADOR






O profissional de secretariado tem como uma das suas principais funções servir como “agente facilitador” da vida da empresa no seu geral e da vida dos seus superiores hierárquicos em particular. Mas o que se entende como agente facilitador?

A secretária é um elo entre as diversas funções dentro de uma organização e, ao mesmo tempo, uma ponte entre a organização e os seus clientes e fornecedores, ou seja, com tudo o que representa o mundo exterior à organização. Representa, por isso, um filtro, fazendo a triagem do que vem do mundo exterior e que realmente interessa ou não há vida da empresa, mas também escoando a informação pertinente para o exterior e contendo toda a informação confidencial da empresa. Isto exige a chamada descrição e ética profissional, essencial a qualquer um de nós enquanto profissionais.


Segundo Henri Bernaténé, a palavra secretário pode ter origem em 2 palavras:

“Secreto” – uma vez que a prática do secretariado se desenrola toda ela ligada a um conjunto de tarefas e de atitudes que implica estar a par do segredo dos assuntos tratados.

“Secretar” – uma função que torna evidente a característica essencial do secretariado, o seu objectivo de contínua segregação dos elementos necessários à realização das tarefas da direcção, da chefia ou mesmo da gestão da empresa.


O Código Deontológico do profissional de secretariado é não só uma ferramenta útil como guia de orientação ao comportamento ético a ter no trabalho, mas também uma ferramenta essencial se quisermos honrar a nossa profissão e nos tornarmos cada vez melhores enquanto profissionais e seres humanos.


Bibliografia:
 “Manual para profissionais de secretariado”, por Cristina Cadete
https://secretariando.wordpress.com/2009/07/22/secretaria-como-agente-facilitador/