quinta-feira, 14 de maio de 2015

A DIFERENÇA ENTRE "COMUNICATIVO E TAGARELA"


Atualmente o mundo tem falado na importância da comunicação e do network, assim como quão valiosa é a habilidade de se comunicar entre chefias e colegas. Ocorre que, na busca por estas habilidades é comum confundirmos Secretário comunicativo com Secretário tagarela.

Veja a seguir as diferenças e como evitar alguns constrangimentos, além da antipatia dos colegas de trabalho:

Secretário Comunicativo:

Aquele que é simpático com os que chegam ao Departamento, são discretos, comedidos, procuram falar o necessário - com a intenção de se fazer presente - e acima de tudo: não confundem liberdade com libertinagem.

São educados, falam baixo e procuram manter uma postura profissional. Se estão em um happy hour ou confraternização corporativa a postura é a mesma adotada no âmbito da empresa, ou seja, NÃO HÁ EXCESSOS.

Se trabalham em um pool, procuram falar também o necessário, evitando atrapalhar aqueles colegas que precisam se concentrar para a redação de um documento ou outra atividade que exija concentração.

Um Secretário comunicativo, procura conhecer a empresa, seus colegas de trabalho, suas atribuições e principalmente veem o colega como parceiro e não aliado.

Secretário Tagarela:

Aquele que ao receber os que chegam ao Departamento disparam a falar assuntos sem importância, fúteis e desnecessários, monopolizam as conversas, procuram ser o centro das atenções, falam alto, dão gargalhas, e se acham “amigos de infância” daqueles que ali estão. A verdade seja dita: Intimidade demais só traz aborrecimento.

O Secretário Tagarela geralmente não enxerga seu superior como chefe e sim como amigo. Se sente a vontade para falar da família, do papagaio, do cachorro e das festas de final de semana.

Acredito na teoria que este Secretário, o tagarela, sofra da síndrome “DO DEMAIS”: simpático demais, alegre demais, falante demais, intimo demais, inteligente demais... E por aí vai!!! Por isso, evite os exageros, por uma questão muito simples: O Secretário Executivo é o cartão de visita da empresa.

Os Secretários tagarelas geralmente são alvos de comentários e são pessoas que facilmente conquistam a antipatia da empresa, afinal “mais é menos”.

Da dica é: façamos uma autoanálise, diria diária, se não estamos confundindo “as estações”, pois nada mais irritante para um chefe do que um subordinado que fale pelos cotovelos.

RODRIGUES, Simara, A diferença entre comunicativo e tagarela. Disponível em:  http://simararodrigues.blogspot.com/2011/01/diferenca-entre-comunicativo-e-tagarela.html
Acesso em: 27 de julho. 2011.