segunda-feira, 29 de julho de 2013

QUATRO ATITUDES EFICAZES PARA UMA EQUIPE DE TRABALHO DESMOTIVADA




Sua equipe de trabalho anda produzindo pouco e cada dia mais desmotivada? O ambiente de trabalho está pesado? Se você é um bom líder, sabe que precisa mudar esse quadro, pois, se tudo continuar como está, a tendência é piorar. Então, é hora de agir e motivar a sua equipe!

1. Seja claro e direto

O primeiro passo é conversar com toda a sua equipe. Mostre os resultados (seja através de números, gráficos ou planilhas) e explique como a produtividade da empresa anda diminuindo.

Melhor ainda é chamar um por um de sua equipe e conversar de forma humilde, mas direta. Assim, você vai perceber quais são os membros de sua equipe que estão mais desmotivados e o motivo disso.

Além disso, algum deles pode acabar lhe dando uma boa idéia para resolver o problema da equipe.

Já pensou nisso?

2. Recompense os bons funcionários

Em muitas organizações, os funcionários ficam desmotivados por saberem que não vão receber nenhuma recompensa pelo seu esforço.

Então, para motivar a sua equipe, o ideal talvez seja oferecer um bônus a seus funcionários (quem sabe em dinheiro), de acordo com o desempenho de cada um.

Assim, cada pessoa pode se sentir mais animada para trabalhar e se superar.

E a equipe inteira sai ganhando!

3. Comunicação é essencial

Sempre converse com a sua equipe e vá observando se existem “panelinhas” que criam situações desconfortáveis dentro da organização.

Se você puder, desfaça os grupos, monte subequipes em times diferentes, para desfazer as “ilhas” e fazer todo mundo interagir melhor.

Se o caso for mais grave, e de repente existirem fofocas e coisas mais pesadas sendo feitas, então pode ser necessário intervir de uma forma mais dura.

Descobrir quem está causando os desentendimentos na empresa, nesse caso, é algo que pode ajudar a encerrar a fonte dos problemas. Você pode fazer isso através de uma confrontação direta, ou negociações.

Não precisa ser necessariamente agressivo… Mas sim direto, claro e objetivo.

Demonstre suas expectativas como líder sobre o que é um comportamento aceitável para um colaborador, e convide-o para sair da equipe, caso o colaborador “problemático” não esteja de acordo com os termos do grupo.

E, se for necessária uma atitude mais enérgica, demita!

É melhor ter um a menos do que uma equipe inteira envenenada e desmotivada.

4. Tire todos da zona de conforto

A rotina de uma empresa, se mantida por muito tempo, coloca as pessoas no piloto automático. Isso deixa os seus funcionários parecendo robôs e a produtividade não aumenta.

Para acabar com o marasmo, seja criativo: faça uma comemoração em um final de semana, tire fotos e se aproxime mais de sua equipe.

Alguns dias depois, pegue essas fotos e monte um mural, na própria empresa, em um local onde todos possam ver. Isso deixa a equipe alegre. E, com a alegria, vem a motivação.

Para motivar a sua equipe, é preciso que você, como líder, tenha paciência, saiba observar as pessoas para estimular seus funcionários e mudar a situação da sua equipe. Motivação é essencial dentro de qualquer organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Aprenda como motivar uma equipe, e sua carreira como líder está segura. Não se esqueça disso!

Uma outra característica não mencionada e essencial de qualquer líder que queira motivar sua equipe é saber controlar suas emoções em momentos complicados.