sexta-feira, 21 de junho de 2013

QUAIS OS TIPOS DE LIDERANÇA


Liderança consiste na arte de conduzir pessoas, profissionais, grupos e equipes a alcançar, com êxito, os resultados planejados. Assim, tanto em nossa vida pessoal como no ambiente organizacional existem pessoas que dispõem de competências para liderar e outras para serem lideradas.

Nas empresas não é diferente, e também é cada vez maior a busca por líderes efetivos e diferenciados, profissionais com habilidades para liderar, ensinar, acompanhar, delegar, inspirar, conduzir e mobilizar os colaboradores para que mantenham sua motivação e cumpram com qualidade aquilo que lhes foi determinado.

Entre os vários tipos diferentes de liderança destacamos quatro modelos:

Liderança Coaching (Leader Coach) – Nesta liderança modelada pelos princípios do Coaching, as competências são estimuladas, os projetos conduzidos em parceria, as habilidades desenvolvidas, as opiniões ouvidas e levadas em conta, os colaboradores têm a confiança em seu trabalho. Este tipo de líder sabe delegar com assertividade, uma vez que identifica as capacidades individuais de cada um de seus liderados e as utiliza para potencializar seus resultados.

Este tipo de liderança apresenta desafios e novidades motivadoras, que criam um ambiente colaborativo e empreendedor e também mais feliz e favorável a evolução profissional e ao alcance das metas da empresa.

Autocrática – As decisões são centralizadas no líder sem qualquer participação dos colaboradores. Este tipo de liderança é ego centrado e costuma oprimir seus subordinados. Sua presença causa desconforto, pois não valoriza as competências, conhecimentos, habilidades e os resultados dos colaboradores.

Na maioria das vezes este líder autoritário enxerga os colaboradores mais talentosos como concorrentes ao seu posto, e mantém uma postura de defesa em relação a estes. Assim, cria um ambiente de trabalho onde os profissionais são cobrados excessivamente, e tem que assumir um comportamento submisso.

Participativa – Esta liderança sabe criar um ambiente onde as decisões são compartilhadas, ou seja, os colaboradores também são ouvidos e suas opiniões, conhecimentos levados em consideração.

O líder com esse perfil sabe conduzir, ensinar, delegar e acompanhar o trabalho de seus colaboradores, e em muito se assemelha com a Liderança Coaching, pois este modelo participativo compartilha seus conhecimentos para que estes se desenvolvam e tenham mais autonomia e confiança para realizar suas tarefas.


Liberal – Neste tipo, os colaboradores têm liberdade para fazer suas funções com menos interferências diretas das lideranças, e por si só são responsáveis por gerenciar os resultados de seu trabalho. Ainda assim, o líder liberal precisa estar atento para que os colaboradores não fiquem sem condução, cometam erros sem correção e com isso culmine em menor desempenho e queda de produção para a empresa.

MARQUES, J. R. Quais os tipos de liderança. URL:http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/lideranca-e-motivacao/teorias-da-lideranca/ Acesso em: 18/06/2013