quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

COMO SE PREPARAR PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO



A dúvida sobre como se apresentar em uma entrevista de emprego é muito comum entre candidatos ao primeiro emprego e pessoas com pouca experiência (que não participaram ou não foram aprovados em muitos processos). Vou destacar os assuntos mais relevantes para o tema com base em entrevistas, cursos de gestão pessoal e minha visão como administrador.

Sempre que pensarmos em entrevistas de emprego devemos nos preocupar com algumas etapas comuns a todo processo seletivo, nos quais para se ter sucesso é preciso conhecer a empresa onde quer trabalhar e conhecer a si mesmo. As etapas mais comuns são os testes de conhecimento, dinâmicas de grupo e a entrevista.

Teste de conhecimentos

Esses testes visam avaliar os conhecimentos do candidato sobre temas relevantes para o exercício da função. Quanto mais técnico o trabalho a ser realizado, mais exigente será esse teste. Além dos diretamente ligados a função, eles avaliam os conhecimentos em matemática básica, habilidade com informática e lógica. O candidato deve dominar tais assuntos, pois são eliminatórios. Visto que vivemos na era da informação e do conhecimento, esses são conhecimentos mínimos para exercício de qualquer ofício.

Dinâmica de grupo

As dinâmicas de grupo visam avaliar as competências (Conhecimentos, habilidade e atitudes) do candidato. O candidato deve demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, trabalho em equipe, liderança, persuasão, comunicação e relacionamento interpessoal. Além dessas habilidades o candidato deve ter muita criatividade para resolver os problemas propostos. O candidato que quer ter sucesso nas entevistas deve se inteirar sobre esses temas e desenvolver essas habilidades, pois são muito valorizadas pelas organizações.


Entrevista

Esse é o momento de colocar os pingos nos is. É o momento de tirar dúvidas sobre horários de trabalho, remuneração e benefícios. Destacar seu interesse em plano de carreira é de suma importância, caso tenha intenção de permanecer por muito tempo na empresa, a fim de ser lembrado nos momentos de seleção interna.

O entrevistador pode querer saber mais sobre sua formação acadêmica, sua vida pessoal e seus planos para um prazo de 3, 5 e 10 anos. Pode também testar o quanto você conhece a empresa e a função a ser desempenhada.


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Tome o cuidado de não falar demais. Primeiro o entrevistador deve falar e você responder. Depois você terá um espaço para tirar suas dúvidas. Para faciltar o entendimento da entrevista segue algumas perguntas frequentes.

Perguntas mais frequentes

Quais são suas principais qualidade? E seus defeitos?
Porque você quer trabalhar em nossa empresa?
Porque a empresa deve contratá-lo, e não a outro candidato?
Quais são as suas metas à médio e longo prazo?
Fale-me sobre você!
O que você faz nos tempos livres?
Por que você saiu do seu ultimo emprego?(caso haja)

Prepare-se para seleção

De posse das informações anteriores, prepare-se para o processo.
Pesquise sobre a empresa. Descubra qual é sua missão, visão e valores, quais os seus principais concorrentes, seu segmento de atuação e como o seu trabalho vai contribuir para o crescimento da empresa.

Conheça seus pontos fortes a fracos. Se não souber pergunte a amigos e familiares.

Saiba quais as atribuições do cargo que vai ocupar, quais habilidades e conhecimentos deve ter, e caso tenha essas habilidades e conhecimentos, revise-os, caso contrário procure desenvolver o que lhe falta.

Toda essa preparação, no sentido de conhecer a si mesmo e a empresa em que deseja trabalhar, vai contribuir para seu sucesso em cada etapa do processo. Você vai se sair cada vez melhor, quanto mais entrevistas participar e conhecer o processo.

"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis."




http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/como-se-preparar-para-uma-entrevista-de-emprego/85041/





terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O ATENDIMENTO AO PÚBLICO E SUAS ESCOLHAS


Situação 1

Você chega ao trabalho e a faxineira está limpando o hall do prédio. Você a ignora, passa pela parte mais molhada do chão, tomando cuidado para não escorregar e entra no elevador. Nem olha para o office-boy que também está subindo para distribuir as correspondências nas salas. Quando ele lhe entrega as suas correspondência você apressadamente verifica o que é e dirige-se logo para seu posto de trabalho. O telefone da mesa ao lado está tocando e a colega não está lá, mas você não interrompe o seu trabalho, porque não tem nada a ver com isso. Chega um cliente interno (colega da empresa) para tirar uma dúvida sobre aquele projeto novo e você responde rispidamente que as instruções estão no hotsite de apresentação do projeto. Quando o(a) seu(sua) chefe entra na sua sala você lhe abre um belo sorriso e diz “Bom dia!”


Situação 2

Você chega ao trabalho e a faxineira está limpando o hall do prédio. Você a olha nos olhos e cumprimenta pelo nome, afinal já faz um tempo que trabalham no mesmo prédio. Você pede licença e procura a parte menos molhada do chão para passar e pede licença antes. Entra no elevador e dá bom dia para a pessoa que está ao lado, mesmo que não a conheça bem. Quando o office-boy entrega as suas correspondências você o agradece e gentilmente sorri para ele e acaba de se instalar no seu posto de trabalho. O telefone da mesa ao lado está tocando e, como a colega não está lá, você “puxa” a ligação, atende com um “bom dia” e um sorriso e conversa com a pessoa. Explica que a colega por enquanto não está sala e que você pode anotar um recado se for o caso. Anota o recado e deixa num local visível para a colega. Chega um cliente interno (colega) para tirar uma dúvida sobre aquele projeto novo, você ouve a dúvida, explica o que sabe de cabeça, diz que a parte mais ampla você ainda não domina, mas lembra que está no hotsite (você o acessa e anota o link completo para o colega). Ele agradece e sai. Quando o(a) seu(sua) chefe entra na sua sala você lhe abre um belo sorriso e diz “Bom dia!”


A diferença básica entre as duas situações não é o seu humor, não é a pressa, não é competência técnica. A diferença básica é a gentileza e a forma como você encara o atendimento ao público (que pode ser formado de clientes externos, internos, ou por ambos). E faz toda a diferença na forma como as pessoas encaram o seu trabalho e a empresa onde você trabalha.

E não pense que optar pela gentileza beneficia apenas o seu “cliente”. A gentileza traz grandes benefícios para quem a pratica, como mais felicidade e satisfação com a vida (Por que ser gentil vale a pena). A Isto é traz também orientação sobre como lidar com a pessoa que já nos procura com um problema que a aborrece: “Existem técnicas para não estressar mais a pessoa, como nunca abordar um cliente nervoso pedindo calma, sempre olhar nos olhos do interlocutor e dar uma atenção especial a quem está mais exaltado.”

O Código de Ética do Profissional de Secretariado não aborda a questão do atendimento ao cliente de forma explícita, mas dá orientações gerais que podem servir também para esta área do nosso trabalho:

Capítulo III – Dos Deveres Fundamentais

Art.5º. – Constituem-se deveres fundamentais das Secretárias e Secretários:


[…]
Direcionar seu comportamento profissional, sempre a bem da verdade, da moral e da ética;

Respeitar sua profissão e exercer suas atividades, sempre procurando aperfeiçoamento;

Operacionalizar e canalizar adequadamente o processo de comunicação com o público;

E, claro, deve-se ter sempre em mente a postura ética, esta bem enfatizada no “Código de Ética”.

Há alguns princípios gerais para o atendimento:

1. Princípio da competência

O usuário espera que cada pessoa que o atenda detenha informações detalhadas sobre o funcionamento da organização e do setor que ele procurou.

2. Princípio da legitimidade

O usuário deve ser atendido com ética, respeito, imparcialidade, sem discriminações, com justiça e  colaboração.

3. Princípio da disponibilidade

O atendente representa, para o usuário, a imagem da organização. Assim, deve haver empenho para que o usuário não se sinta abandonado, desamparado, sem assistência. O atendimento deve ocorrer de forma personalizada, atingindo-se a satisfação do cliente.

4. Princípio da flexibilidade

O atendente deve procurar identificar claramente as necessidades do usuário e esforçar-se para ajudá-lo, orientá-lo, conduzi-lo a quem possa ajudá-lo adequadamente.

(Fonte: Senado/ curso “Excelência no Atendimento”)


Pensando no seu dia-a-dia, que tal elaborar um conceito pessoal, que você vai trazer como alvo para si, e manter à vista, como orientação ao atendimento tanto ao cliente externo como ao cliente interno? Isso pode criar um compromisso maior com a qualidade. Para isso tenha em mente quem é seu público-alvo, qual o seu objetivo no atendimento ao público, e quais são suas forças e suas fraquezas quanto ao atendimento. Um exemplo de conceito de qualidade: “Ser pontual, procurar sempre entender o ponto de vista do cliente e fazer o possível para atendê-lo ou informá-lo da melhor maneira, com gentileza, prestatividade e segurança”.

Afinal, se um cliente for bem atendido por você pode até ser que ele não comente com ninguém, mas se ele for mal atendido com certeza vai comentar com vários “alguéns”.









segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ERREI! E AGORA?





Uma vez cometi um erro na organização de uma viagem para meu executivo.


Ao reservar um trecho, o tempo entre um voo e o outro não foi suficiente, e ele perdeu a conexão. Foi falta de cuidado da minha parte. Um erro primário para uma assistente executiva com tantos anos de profissão.

Meu chefe me chamou, e fez uma grande “explanação” sobre os cuidados que eu deveria ter quando planejasse uma viagem. Como se eu não soubesse… Mas, naquele momento, eu realmente estava errada.

Fiquei quieta, ouvindo toda a bronca. Até tentei me defender, mas não tinha muito o que dizer.

Ele me disse a seguinte frase: “Sandra, quando você cometer um erro, não tente se justificar, apenas assuma, e tentaremos resolver da melhor forma”.

Aquele nó na garganta me incomodou durante o dia inteiro. Mal consegui seguir minha rotina.

Essa é uma sensação horrível. Quem já passou por isso sabe.


Mas erros acontecem.

Uma colega de trabalho, assessora executiva do presidente de uma grande empresa nacional, uma vez me contou que agendou dois compromissos no mesmo horário para seu gestor. Os dois visitantes chegaram no mesmo horário, foi uma saia justa. Quando percebeu o erro, ela prontamente foi até seu gestor, explicou a situação, e ambos resolveram juntos o empasse. Dividiram o tempo destinado aos dois compromissos. Uma reunião de duas horas se tornou duas reuniões de uma hora. Um dos visitantes teve que esperar um pouco mais para ser atendido. Enquanto esperava, a assessora fez um site tour com ele, e tudo foi resolvido.

O resultado foi um ponto positivo pela sua atitude franca e profissional junto ao gestor.

Todos nós erramos no trabalho. Ninguém consegue acertar o tempo todo.

Se você não tem errado ultimamente, ou não está trabalhando muito, ou está sendo um zero à esquerda dentro da sua empresa. 

Só não erra quem não faz. Faz parte do nosso crescimento profissional. 

Pessoas que não tem fracassos também não têm vitórias.


O ponto é: como você reage diante dos seus próprios erros.

Antes de qualquer coisa, aprender com o erro é fundamental. Pode não ser de tudo ruim. Sempre se aprende algo com uma situação negativa. O importante é estar disposto a recomeçar. Se não assimilar a experiência, e voltar a errar da mesma forma, então sim haverá um problema.

Admitir que errou é um passo importante. Não tente encobrir e fingir que não aconteceu, procurando desculpas. Sem drama. Apenas assuma!

Algumas dicas:

  • Não fique adiando uma conversa franca com seu gestor. Seja honesto. Melhor ouvir de você do que de outra pessoa. Importante já levar um plano de solução, e mostrar seu interesse em corrigir o erro.
  • Ganhar experiência, e não ficar remoendo o que aconteceu. Identifique os pontos negativos, e siga em frente.
  • Jamais, digo jamais jogue a culpa em outra pessoa. Você perderá a credibilidade, o respeito, e manchará para sempre sua reputação profissional.
  • Ter serenidade e maturidade, e não demonstrar “culpa exagerada”. Mantenha sua postura.
  • Seja responsável, assuma seu erro. Agir rapidamente, assumir o ato e procurar resolver de forma rápida e eficaz pode evitar consequências piores.
  • Mostre-se pró-ativo. Corra atrás do prejuízo. Comunique todos os envolvidos na situação, mas não seja muito detalhista. Explique de forma geral, e tente tranquilamente informar que as devidas providências estão sendo tomadas.
  • Veja o lado bom da situação. Analise seus aprendizados, suas ações, e onde pode melhorar.


É natural errar, ainda mais em um ambiente de trabalho.

Mas cuidado: errar é sinônimo de retrabalho, perda de tempo e dinheiro.

Os empregadores e clientes são exigentes. Equipes e colegas de trabalho também.


Não é falsa aquela velha máxima: SEMPRE SE LEMBRAM DE NÓS PELOS ERROS E NÃO PELOS ACERTOS.

Tenha sempre muita cautela!



https://followupsec.wordpress.com/2015/02/10/errei-e-agora/







quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

PÉSSIMOS HÁBITOS QUE VOCÊ PRECISA LARGAR




Todos temos alguns hábitos que não deveríamos ter. Pode ser por falta de atenção, um descuido, mas em algum momento nós vamos nos pegar propagando um mau hábito.

Jeff Hope, colunista do Inc., lembra: pessoas bem sucedidas não deixam seus padrões serem comprometidas. "Elas não descansam por menos do que esperam conseguir e não colocam suas vidas no piloto automático", afirma.

Sucesso só vem com vontade e realização. Então, viva dessa forma. Veja 9 hábitos que pessoas de sucesso não têm e que você precisa largar imediatamente:

1 - Deixar o passado ditar o futuro

Nós todos temos limitações. Todos temos desafios. Todos cometemos erros. A chave é não se prender a isso, mas aprender com isso. "Falar parece mais fácil que fazer, mas tudo depende apenas de perspectiva", diz Hope. "Cometa erros: quando algo der errado, transforme em oportunidade de aprender algo que você não sabia, especialmente sobre você", explica ele.

2 - Fazer fofoca

Em alguns momentos é difícil resistir. Descobrir os motivos de uma decisão ou de uma atitude, descobrir o que alguém vai fazer nesta semana ou saber se existe algum caso no ambiente de trabalho. Porém, a pessoa que está sempre fofocando sobre outros também está fofocando sobre sim.

Na próxima vez em que você perceber que está prestes a falar algo sobre outra pessoa, pare para pensar se você diria isso a ela. Quando começarem a falar de outra pessoa, saia do ambiente. Não se preocupe em perder o respeito do fofoqueiro: pessoas fofoqueiras não respeitam ninguém.

3 - Dizer sempre sim

Recusar um pedido de colegas, clientes ou até amigos é realmente difícil. Mas raramente dizer não vai ser tão ruim quanto você está esperando. De acordo com Jeff, muitas pessoas vão entender sua reposta, e caso não entendam, você precisa se perguntar se realmente se importa com o que aquela pessoa pensa.

"Quando você responde não, a sensação ruim dura pouco tempo. Aceitar realizar algo que você não quer fazer vai lhe fazer se sentir mal por um longo tempo. Pessoas bem sucedidas praticam o 'não'. Elas se tornam muito boas no assunto: sabem que isso permite criar o foco para realizar o que é realmente necessário e importante", escreve Hope.

4 - Interromper as pessoas

Quando você interrompe alguém, o que você realmente está dizendo é "eu não estou pensando no que você está dizendo, eu escuto pensando no que quero dizer e o que eu quero dizer é tão importante que você precisa ouvir agora", segundo Jeff.

5 - Andar sempre atrasado

Todos nós, em algum momento, ficamos sobrecarregados. E acabamos nos atrasando. E isso deixa as outras pessoas furiosas: "Sempre que você se atrasa, outras pessoas entendem - com razão - que você acredita que o seu tempo é mais importante que o delas, o que, óbvio, destrói suas chances de criar bons relacionamentos pessoais ou profissionais", diz Hope.

Estar atrasado é uma escolha, você se deixa atrasar. Comece o dia mais cedo. Pessoas bem sucedidas são as primeiras a chegar, e não perdem o tempo que passam esperando pelas pessoas que se atrasam.

6 - Guardar ressentimentos

"Guardar ressentimento é como beber veneno e esperar que seus inimigos morram", disse Nelson Mandela. O mesmo vale para a inveja, ódios ou sentimentos negativos para qualquer outra pessoa.

7 - Achar que não tem tempo

"Todo mundo conhece alguém que parece fazer mais coisa que todas as outras pessoas. Como conseguem? Eles não deve ter vida, certo? Na verdade, eles têm uma ótima vida: descobriram o que é importante e estão trabalhando nisso. Descubra o que é importante para você. Afaste tudo o que não for. Então, faça acontecer", aconselha Hope.

O dia tem 24 horas para todos, e a única diferença é como esse tempo é utilizado.

8 - Viver mudando para se encaixar nos padrões

As pessoas não gostam de nós pelo que vestimos, pelo carro que dirigimos ou pela casa em que moramos. As pessoas não gostam de nós pelos nossos títulos, também. "Tudo isso são apenas 'coisas' e, apesar de outras pessoas na verdade gostarem dessas 'coisas', não significa que elas gostam de você", revela Hope. "Pessoas bem sucedidas decidiram simplesmente ser quem elas realmente são", completa Jeff.

9 - Ter medo de fazer o que é importante

O medo é natural ao ser humano. Temos medo do que não conseguimos mudar, do que pode ou não acontecer, de como os outros vão perceber qualquer atitude. Não deixe seus medos impedirem você de realizar algo. Seja lá o que planeja, seja lá o que imagina, comece hoje. Comece agora, se possível. Tome o primeiro passo.



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

PROTEJA SUA IMAGEM PESSOAL E PROFISSIONAL: 8 CUIDADOS PARA CURTIR O CARNAVAL SEM DESTRUIR SUA REPUTAÇÃO




Decisões e atitudes tomadas durante a folia podem afetar volta ao trabalho.

Muita folia e samba no pé, em quatro dias de muita alegria. Em meio a festas, bebidas e azaração, muitos nem pensam em preservar sua imagem pessoal e profissional. A palavra de ordem é diversão, afinal, dizem que no carnaval tudo é permitido. Será mesmo?

Se você quer comemorar, mas ainda manter intacta a reputação pessoal e profissional conquistada ao longo de anos, é importante não levar essa premissa totalmente à risca. É preciso entender que, hoje, por meio dos aparatos tecnológicos inevitavelmente presentes em qualquer lugar, fofocas repercutem a toque de caixa.

Para que seu Carnaval não se torne um desastre, confira algumas dicas que Cleber Castro, Consultor em RH e sócio-diretor da Andriotti & Castro Consultoria, preparou para você:

Evite os excessos durante o carnaval. Faltar no dia seguinte ou ir trabalhar sem apresentar as condições ideais pode comprometer seu futuro na empresa;

Aproveite uma parte desse período para descansar e recarregar as baterias. Não dizem que o ano no Brasil só começa depois do carnaval?

Agora, se você foi escalado para trabalhar e descansar não será uma opção, evite a qualquer custo demonstrar uma eventual insatisfação. Não deixe transparecer seu desânimo a colegas e a clientes, pois o principal prejudicado pode ser você.

Caia na folia com segurança, sem abusar do álcool!

Cuidado com o que publica nas mídias sociais. Mesmo sendo um assunto controverso, boa parte das empresas monitora o comportamento de seus funcionários em seus momentos de folga. Por isso, publicar aquela foto sua sendo carregado pelos seus amigos em total estado de embriaguez pode não ser uma boa ideia;
Lembre-se de que construir uma reputação demora anos, mas para destruir bastam apenas 5 segundos;

Se alguém do seu trabalho pertencer também ao seu círculo de amizades, a preocupação deve ser redobrada. Mesmo que a relação seja próxima, alguns deslizes nesse período podem prejudicar sua imagem e azedar a relação com essa pessoa. Se for seu chefe, então, o zelo deve ser ainda maior;

Por fim, deixe as preocupações de lado e relaxe. Afinal, esse é um período de festas e nada como uma folguinha pra esquecer a correria do dia a dia e só pensar em se divertir.









quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

MANTENHA A ÉTICA NAS REDES SOCIAIS




Quando falamos em ética e postura profissional nos lembramos das regras e das condutas que devemos seguir dentro do ambiente de trabalho.

A ética nada mais é que conjuntos de valores e de princípios que norteiam nossa vivencia na sociedade. Levamo-la para dentro do mundo corporativo e ainda adotamos mais algumas regras dentro de nossas profissões, pois a maioria delas tem um código específico.

Com o boom advindo dos meios de comunicação e redes sociais, vimos pessoas expondo suas vidas, muitas vezes exageradamente, na internet. Isso pode influenciar de maneira negativa na imagem de um profissional, podendo até arruinar sua carreira.

Hoje a linha entre o público e privado, o pessoal e profissional, é muito tênue, fazendo com que nossa ética e postura profissional necessitem ser mantidas também fora do ambiente corporativo.

Fotos, vídeos, opiniões, frases, entre outras postagens devem ser avaliadas antes de serem inseridas nas redes sociais onde que, em um clique, tudo estará exposto e você poderá ser mal visto.

Postagens de festas regadas a bebida, preconceituosas, provocativas, sensuais, de intimidade, entre outras devem ser evitadas. Além disso, os posts referentes à empresa devem ser feitos com cautela, para manter a imagem da organização preservada.

Outro ponto a ser levantado é quanto à utilização das redes sociais da empresa. Um profissional não deve, em hipótese alguma, responder com seu perfil, a uma postagem de um cliente, mesmo que ela esteja diretamente ligada à sua competência. A maioria das empresas possuem um departamento, ou um profissional, gabaritado para gerir tais questões.

Algumas empresas dispõem de manuais de conduta nas redes sociais que devem ser seguidas pelos profissionais, a fim de não expor excessivamente a empresa e seus colaboradores, mantendo assim a ética e postura profissional.

No mais, aproveite as redes sociais de maneira saudável, faça postagens que possam demonstrar suas habilidades, seus gostos e preferências, tenha discussões equilibradas e compartilhe conteúdos interessantes. As redes sociais, com certeza podem ser ótimas aliadas à sua carreira.



Por: José Roberto Marques para o RH.com.br 






quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

GESTÃO DE PESSOAS: SETE PASSOS PARA SE TORNAR UM LÍDER MELHOR





Um líder atua basicamente definindo os objetivos, elaborando a estratégia para que os mesmos sejam atingidos, comunicando à equipe e cuidando para que as metas sejam alcançadas nos prazos estabelecidos. Contudo, hoje, as exigências do mercado em relação a um líder são muito maiores. Possuir credibilidade, junto a seus seguidores, é um fator de alta relevância e muito difícil de ser conquistado. Sendo assim, a liderança contemporânea deve ser baseada pela influência e não mais somente pela autoridade como antes acontecia.

Cleber Andriotti Castro, consultor em Gestão de Pessoas e sócio da Andriotti & Castro Consultoria, apresenta sete passos para você se tornar um líder melhor e conquistar definitivamente a confiança e respeito de sua equipe. Confira:

1. Escute seus colaboradores

Essa técnica é positiva por duas razões. Primeiro, porque eles muito provavelmente contribuirão com ideias, sugestões e críticas que lhe permitirão adquirir um ponto de vista diferente do seu. Talvez melhor. Segundo, porque certamente, ao serem ouvidos, sentir-se-ão valorizados e parte integrante de uma equipe. Um bom líder precisa compreender que só é possível alcançar o sucesso por meio do engajamento de seus seguidores.

2. Meça o desempenho

Tão importante quanto buscar motivar a todos é mensurar o desempenho, identificando e apontando os pontos fortes e fracos de cada um. Essa avaliação serve tanto para o líder quanto para o liderado saberem quais têm sido os resultados apresentados, balizando seu desenvolvimento futuro.

3. Compreenda que cada pessoa é única

Achar que os colaboradores devem se adaptar ao estilo do líder é um erro muito comum. O líder eficaz é aquele que conhece os pontos fortes e fracos de cada membro de seu time. Assim, aloca-os nas funções que melhor desempenham e cuida para que desenvolvam seus pontos fracos. Exercer um estilo de liderança para cada pessoa também faz com que as motivações individuais sejam estimuladas e que, assim, sejam maiores as chances de se extrair da equipe o que ela tem de melhor.

4. Entenda o papel do líder

O líder é aquele que consegue extrair o melhor de cada indivíduo, de forma que sua equipe como um todo produza o máximo. Ele está lá para motivar, ensinar e colaborar, fornecendo condições que permitam que seus liderados atinjam os resultados esperados. Por isso, o líder deve compreender que ele não chegou onde está para ser servido, e sim para servir. Ele precisa fazer de seu trabalho um instrumento a ser utilizado pelos seguidores, a fim de que esses consigam realizar suas funções da melhor forma possível. Se um funcionário atinge suas metas, consequentemente, um líder também atinge os seus objetivos.

5. Desenvolva sua capacidade de suportar pressão

Liderar é suportar, muitas vezes, altas cargas de pressão. Aquele que sucumbe às dificuldades inerentes à função não está preparado para conduzir uma equipe. O líder é sempre o último a “apagar a luz”. Aquele que garante que todos estão bem. Para isso, uma alta dose de equilíbrio emocional é imprescindível. Busque equilibrar a vida pessoal com a profissional, além de conhecer importantes técnicas de gestão e liderança, para estar preparado para suportar as demandas do cargo. É preciso desenvolver autocontrole, rapidez para se confrontar com o inesperado, grande poder de decisão e pensamento estratégico.

6. Motive

Muitos dos líderes atuais, imprudentemente, não se preocupam em estimular o comprometimento em seus subordinados. Isso deveria ser feito através da iniciativa do líder em incitar a visão empresarial, objetivos e confiança em seus liderados. Existem diversas técnicas para despertar a motivação de sua equipe. A principal, e mais eficaz delas, sem dúvida, é o elogio. Pratique-o, com frequência, logo após os acertos dos colaboradores. O efeito é imediatamente associado à ação positiva, estimulando a sua repetição. Também busque refletir se você trata seus seguidores da mesma forma como gostaria de seu tratado por seu superior. Um profissional motivado é um seguidor engajado.

7. Recicle-se e esteja antenado

Uma tendência natural das pessoas é a acomodação. Com o passar dos anos, a experiência cresce e muitos podem se considerar líderes completos, mesmo não o sendo. Isso pode ser fatal. A área de Gestão de Pessoas está em constante evolução, e estar atualizado com as técnicas e ferramentas mais modernas para gerir sua equipe é fundamental para que o alcance dos resultados esperados. Além disso, um líder precisa ser visionário. Imaginar o futuro, fundamentado em tendências, é uma maneira de se observar o modo como o mundo se transforma e, como essas novas configurações mundiais podem refletir em pontos positivos para o trabalho da equipe e para as atividades da organização.








terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CUIDADO COM A SUA REPUTAÇÃO ON-LINE






Especialistas estimam que de 75% dos departamentos de recursos humanos avaliem os candidatos em processo de contratação, através de buscas na internet. A rede também é usada para monitorar os já contratados e até os candidatos a alguma promoção dentro da empresa.

Diante da realidade atual todos precisam se preocupar com a sua própria marca, ou seja, a sua imagem. É preciso entender que o seu nome é uma marca e que consequentemente precisa ser bem cuidado, seja na internet ou não.

Em mundo de redes sociais digitais, a partir do momento que se posta alguma coisa na rede não tem mais volta, aquela informação fica registrada. Cada post precisa ser avaliado antes de ir para rede para que sejam preservados a família, os amigos e, claro, a sua carreira.

Pessoas que demonstram que são ligadas a valores positivos, como a família, por exemplo, ganham ponto na hora da contratação. Por outro lado, se o profissional adota postura intransigente sobre temas polêmicos, usa linguajar inadequado, escreve errado, fala mal do chefe, se apresenta em fotos pouco discretas, fica se metendo em brigas e discussões, ele também será avaliado por estas posturas antes da contratação.

Para os candidatos em busca de uma colocação, outra dica é a busca de informações sobre a empresa na qual se pretende ingressar. Fazer uma busca no Google e nas redes sociais sobre a empresa que você está se apresentando não custa nada. Tente conhecer um pouco sobre a organização, quem são seus clientes, como ela atua qual o perfil de seus colaboradores, enfim, isto é simpático e mostra que você tem foco. A internet e suas inúmeras ferramentas estão aí, é preciso usar isto a seu favor.









segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O COLEGA QUE NÃO É TÃO COLEGA





Costumo dizer que o melhor dos mundos seria trabalhar em um ambiente em que todos os colegas são respeitosos, legais e trabalham pelo bem comum. Mas no mundo real, infelizmente, nem sempre é assim que funciona. 


Prestar atenção em alguns sinais pode contribuir para o convívio diário e poupa-lo de alguns prejuízos e aborrecimentos. O que não significa dizer que você não construirá amizades verdadeiras no ambiente de trabalho, mas é importante saber em quem confiar: 

Tenha muita cautela ao adicionar colegas de trabalho em suas redes sociais. Às vezes um simples comentário ou post pode criar proporções gigantescas no trabalho. Uma ex-aluna, certa vez comentou que fez um "desabafo" no facebook a respeito da gestão na empresa em que atuava. Segundo ela, foi algo muito subjetivo. Mas foi o suficiente para que uma “colega” de trabalho queimasse seu filme com a chefe. Resultado: o clima ficou péssimo entre a Secretária e a chefia. 

Algumas pessoas vão se aproximar de você apenas por interesse. Seja para obter informações, privilégios ou para fazer especulações sobre a vida do chefe. Outras pessoas simplesmente vão convida-lo para almoçar para saber “as novidades da empresa”. Até porque uma das atribuições do profissional de Secretariado é trabalhar com informações de toda natureza. E isso desperta o interesse dos curiosos e dos fofoqueiros de plantão. 

Por falar em fofoqueiros, tenha cuidado com esse tipo de pessoa. Gosto de fazer a seguinte reflexão: “Se fala de todo mundo por que não falaria de mim?”. Fuja de pessoas com esse perfil. Não vai pegar nada bem um Secretário Executivo com fama de fofoqueiro, afinal, diga-me com andas que direis quem tu és. 

Tenha o pé atrás com aquela pessoa que vive especulando sua vida. Onde mora, carro que possui, quanto gastou na compra do vestido, quanto gastou na festa do filho, para onde vai nas férias. Claro que ter curiosidade sobre um aspecto ou outro é da natureza humana, mas algumas pessoas simplesmente querem bisbilhotar por pura inveja. 

Sabe aquela pessoa que não consegue comemorar o sucesso ou a realização de um projeto do colega porque tudo dela é melhor ou mais importante? Pessoas com esse perfil, além de serem desagradáveis, não têm muito a acrescentar, visto que ela por si só basta. 

Os aspectos acima não significam que todas as pessoas que possuem este tipo de comportamento são ervas daninhas. As vezes pode significar falta de noção ou de educação. De qualquer forma, não custa nada prevenir.

Particularmente escolho o time daqueles que contagiam e não contaminam. A vida fica muito mais leve! 











sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

OS DEZ PRINCÍPIOS DO GESTOR DO FUTURO





Quando se trata do futuro do trabalho, os gestores estão assumindo novas formas de atuação para que de fato se tornem grandes líderes. O líder do futuro é aquele que possui ênfase em suas competências e comportamentos definidos a partir da organização e suas estratégias. Nesse sentido as competências para a liderança no futuro é ter uma visão ampla do negócio, saber gerenciar complexidade e mudanças, desenvolver a si mesmo e aos outros, ter alinhamento emocional e focar nos resultados.

Conheça 10 princípios ou características fundamentais que os gestores devem possuir nos próximos anos:


1. Ser um líder atuante

Há muito tempo existe uma distinção entre gestor e líder. O que podemos esperar para os próximos anos é que o gestor assuma posições de um líder dentro da empresa. Um gestor não pode ser alguém colocado em uma posição de poder, simplesmente porque ele traz mais dinheiro ou é melhor em delegar, e sim que estimule sua equipe e traga resultados.

2. Assumir as responsabilidades

O gestor deve assumir de frente sua função e procurar resolver os obstáculos que sua equipe possa encontrar pela frente. Quando um gestor assume a liderança ele abre novos caminhos e permite que os membros de sua equipe alcancem o sucesso.

3. Entender sobre as tecnologias

Os gestores não precisam se tornar especialistas em cada nova tecnologia surge. No entanto, agora que a tecnologia tornou-se uma parte tão crucial de como vivemos e trabalhamos, nunca foi tão importante para os gestores compreender quais as tecnologias tem o potencial de beneficiar a organização.

4. Liderar pelo exemplo

O gestor deve ser a primeira pessoa a demonstrar um bom comportamento para apoiar novas metodologias ou abraçar um novo conceito. Nunca agir pelo impulso e servir sempre de exemplo para sua equipe.

5. Pedir ajuda se necessário

Um bom gestor deve também, reconhecer o momento de pedir ajuda, admitir quando estiver errado ou mesmo quando não sabe de algo. Reconhecer suas vulnerabilidades é o que leva à inovação e desenvolvimento profissional

6. Acreditar na inteligência coletiva

O gestor deve entender e abraçar o fato de que ele pode não ter todas as respostas ou tomar as melhores decisões. É muito mais eficaz contar com a inteligência coletiva de uma equipe em vez de tomar decisões ruins.

7. Ser um tomador de decisões

Os gestores são muitas vezes creditados com a necessidade de "apagar incêndios", porém o seu papel deveria ser exatamente o oposto. Os gestores devem ser tomadores de decisões e geradores de novas ideias que possam desafiar os negócios.

8. Saber reconhecer os méritos

Reconhecer o bom trabalho de um funcionário faz parte da tarefa do gestor. Essa é uma ferramenta de gestão que garante a satisfação do profissional deixando-o motivado a gerar maiores resultados.

9. Oferecer feedback

Se reunir com sua equipe periodicamente e oferecer feedback das atividades desempenhadas e do desenvolvimento do profissional dentro da empresa é uma ótima maneira de garantir que os trabalhos continuem alinhados no ritmo de produção.

10. Reconhecer os limites pessoais

Um gestor reconhece que os membros da equipe têm o seu próprio espaço. Isso significa respeitar os limites pessoais de cada um e não ser invasivo quanto a sua privacidade. Um líder deve trabalhar no sentido de suprir as expectativas dos seus colaboradores e respeitar os limites que existem entre chefia e subordinado.



Juliane Yamaoka - Gerente geral da Efix







quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

UMA VISÃO OTIMISTA SOBRE AS REDES SOCIAIS





Estamos todos conectados. De uma forma física, eu quero dizer. A internet possibilitou encurtar tempo e espaço que conhecíamos como “real”. Algo que você diz aqui no Brasil pode ser lido por alguém no Japão no segundo em que algum conteúdo foi postado online. Isso todo mundo já está cansado de saber, mas mesmo assim insistem em falar mal das redes sociais e afirmar como a vida era melhor antes Facebook. Casais se separam por causa do Whatsapp, a inveja da vida alheia começa a parecer algo comum e a ideia de que não estamos vivendo algo real nos apavora. E adivinha? Mesmo assim continuamos postando nossas fotos no Instagram com um filtro legal pra dizer onde estávamos.

Falar mal dessas redes sociais é uma forma de não saber lidar com essa nova forma de se comunicar. Achar que uma realidade virtual é menos real do que a fora do mundo online pode ser uma ilusão, porque não é como um sonho em que você vive certas coisas e depois elas não existem mais. Nas redes sociais a vida continua bem viva e é possível trocar ideias, manter contato com velhos amigos e se apaixonar perdidamente. Se isso é irreal, então não sei o que é real. Vivem nos dizendo que temos que aproveitar mais a nossa vida off-line, mas acho que a gente já aproveita a nossa vida off-line quando tá a fim. Às vezes, a discussão no Facebook tá realmente mais interessante do que o papo furado da mesa. Vai saber...

As redes sociais são apenas novas formas de comunicação, que, claro, estão transformando o mundo e nossas relações. Mas nós as criamos. Nós é que temos a capacidade e o poder de decidir quando podemos ficar online. Nossos smartphones são realmente uma forma de dividir esse tempo, mas eu não considero isso uma coisa ruim. E alguns vão dizer: “a parte ruim é que a pessoa está lá, mas ao mesmo não está lá. Ela está conversando com outra pessoa pelo whatsapp e não com quem está na sua frente”. De fato isso acontece, mas cabe a ela saber o momento de dividir a atenção. Ela pode estar com você e compartilhando esse momento com outra pessoa, fazendo com que a outra pessoa também faça parte do momento. E isso é mágico. É como se a gente tivesse superado os limites da distância. Essa comunicação à distância nunca vai ser o necessário para matar a saudade, mas ajuda bastante. É uma bobagem achar que a gente vai se acostumar com isso e que as relações vão ficar mais frias. Nós é que devemos criar os limites, porque somos nós que nos comunicamos e nós que usamos todas essas ferramentas online.

Talvez a gente esteja só com medo do que essa nova forma de comunicação pode nos causar. É um novo espaço para nos comunicarmos e criamos ideias a partir daí. Estamos apenas facilitando a vida. Não há nada de irreal na vida online, por mais que afirmem que todo mundo posta só coisas boas, que querem passar a ideia de uma falsa vida e que ninguém é tão feliz assim. Mas, por que as pessoas vão postar sobre as coisas ruins? Talvez uma pessoa querendo mostrar uma vida incrível pelas redes sociais tenha realmente uma vida incrível ou pode estar com a autoestima tão baixa que precisa de atenção constantemente. Mas ela daria um jeito de conseguir isso mesmo fora do Instagram. Talvez fulaninho não esteja postando uma foto para mostrar que a vida dele é melhor do que a sua, mas para simplesmente compartilhar um momento com os amigos, para que, de certa forma, todos estejam conectados. Agora, você tem a capacidade de saber onde as pessoas que você conhece estão, ou o que estão fazendo. A gente pode não falar com uma pessoas há séculos, mas sabe que ela teve neném recentemente e está feliz. Descobre que o outro amigo foi promovido, o outro encontrou o amor da vida. Às vezes, a gente nem conhece a pessoa direito, mas curte um monte de coisas engraçadas que ela posta. Você se sente mais perto de todo mundo. Agora é possível ter uma visão geral do que está acontecendo. E algumas pessoas vão dizer que isso é ruim, porque a gente deveria estar vivendo a própria vida. Mas, sabe, uma coisa não exclui a outra. O fato de você saber o que fulaninho está fazendo não deveria interferir na sua vida de uma forma ruim. Se interfere, a culpa não é das mídias sociais.

Essa nova forma de comunicação é apenas uma expansão dos nossos conhecimentos e da nossa vivência. É um novo jeito de compartilhar tudo isso e receber mais informação em troca. A gente ainda está meio perdido, mas muita gente já criou várias coisas bacanas por causa dessa troca que a Internet nos proporciona. A gente deve encontrar formas de encaixar essa vida virtual na nossa vida off-line e construir ideias que vão além disso. Devemos olhar para as mídias sociais como uma ferramenta e não como algo que nos aliena do mundo real ou que nos distancia das pessoas. É justamente ao contrário. Precisamos agregar. Nunca na história da humanidade tivemos tantas oportunidades escancaradas a nossa frente. Isso assusta, mas ao mesmo tempo é o que temos de mais valioso na nossa geração. Vamos olhar para essas novas formas de comunicação como uma opção e não como um fardo da humanidade egoísta e mesquinha. Tudo que você postar ali, vai começar a fazer parte da história do mundo. Cada um usa a ferramenta da forma que lhe convém. Faça bom uso das redes sociais.