quarta-feira, 27 de setembro de 2017

OS IMPACTOS QUE AS MUDANÇAS NA PROFISSÃO DE SECRETARIADO PROVOCARAM NA SOCIEDADE E NAS ORGANIZAÇÕES



Por Acimarleia Freitas

O crescimento econômico e a relação de trabalho têm sido positivos, e alguns setores tem se destacado relativamente. Especialmente aqueles intensivos em trabalho.

A Organização das Nações Unidas (ONU) diz que a profissão de Secretariado Executivo é a terceira no ranque de crescimento no mundo. No Brasil, mesmo em meio a uma crise econômica, as contratações destes profissionais estão em alta segundo o site.

Segundo a consultora em RH, Consuelo Fradique do Centro Nacional de Estudos e Projetos – CNEP:
O profissional secretário executivo, hoje, não cumpre mais tarefas de apoio e sim de complementação das atividades. É peça estratégica, pois atua como gestor de informações da empresa e do seu executivo. Tem que ser alguém que circule com facilidade por todos os setores da organização e saiba delegar as responsabilidades para as pessoas certas.

São profissionais que trabalham junto ao alto escalão da organização, tais como: gerência, diretoria, vice-presidência e presidência das empresas. O mundo dos negócios vem  exigindo dos gestores  atribuições cada vez maiores. A exigência por agilidade tem crescido num ritmo acelerado, e uma especial atenção para clientes, que estão cada vez mais exigentes. Para colaborar com esta produtividade acelerada e essa exigência da clientela, a atuação do secretariado executivo torna-se essencial.

Repensar o papel do secretariado na sociedade globalizada é o desafio que nos instiga na atualidade. É preciso construir um novo olhar sobre o profissional do secretariado, capaz de emergir os seus principais valores e capacidades e reafirmá-lo como elaborador de conhecimento.

Deste modo, é necessário que profissional secretário, pense sobre o seu papel na sociedade moderna, e, a partir disto, amplie seu olhar, de forma crítica sobre como os meios de comunicação social nos coloca para essa mesma sociedade ou corporação.

REFERÊNCIA


A Globalização e as Mudanças no Papel da Empresa, do Executivo e da Secretária Disponível em: http://www.sinsesp.com.br/artigos. Acesso em 09 de setembro de 2015

GRION, Laurinda, A Nova Secretária – Metacampetente, Proativa, Dinâmica, São Paulo, Editora Madras, 2008.

RAMOS, Manuela A. N. O Novo Perfil da Secretária Executiva. Disponível em: http://www.unifieo.br/files/download/site/PIBIC/IniciacaoCientifica/0232tsemr.pdf. Acesso em 09 de setembro de 2015.

SANTOS, Magda E. MORETTO, Cleide F. O mercado de trabalho do secretário executivo no contexto da dinâmica produtiva e do emprego recentes no Brasil Disponível em: file:///C:/Users/asfreitas/Desktop/2324-8567-1-PB.pdf. Acesso em: 11 de setembro de 2015

Secretariado Executivo em Alta. Disponível em: http://dtcom.com.br/secretariado executivo-em-alta. Acesso em 09 de setembro de 2015.