quinta-feira, 28 de setembro de 2017

PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIARAM NA MU­DANÇA DO PAPEL DO SECRETÁRIO




Por Acimarleia Freitas

Para começarmos essa discussão: No início desse século o mundo deixou de ser eurocêntrico; o mundo se tornou transnacional e houve uma quebra de elos entre as gerações. Assim, vários foram os fatores que fizeram com que os secretários tivessem uma mudança em suas funções, que antes se limitava a datilografar correspondências e atender ligações telefônicas hoje sua atuação é focada em responsabilidades delegadas a esse profissional, desfocadas do seu executivo. Dentre essas mudanças podemos citar como fatores:

O fator socioeconômico, que aumenta as atribuições profissionais do secretário, uma vez que as empresas estão em busca de economicidade em seus custos fixos.

A tecnologia nos setores de produção e serviços, incluindo também trabalhos temporários, sazonal, terceirizado é um fator de mudança no papel do secretário, devendo este estar preparado para tais mudanças no mercado de trabalho, sendo flexível quanto à carga horária, estando preparado para qualquer ramo de atividade, devendo ser competitivo, ter conhecimento das novas tecnologias, saber outros idiomas de forma fluente, conhecer bem o mercado ao qual está inserido, ser motivado, saber interagir com o ambiente organizacional e com os demais colaboradores.

Outro fator que influenciam essas mudanças é a globalização que fez com que o papel do secretário sofresse mudanças ao longo dos anos, deixando de ser apenas uma executora de atividades para assessorar o executivo no planejamento, organização e direção de serviços que envolvem redigir e interpretar textos, como citado anteriormente, inclusive em outros idiomas; registrar, avaliar e distribuir documentos e correspondências; planejar, preparar e participar dos acontecimentos da organização, tais como reuniões, visitas e eventos; receber os visitantes, dando-lhe a atenção devida; fazer contatos externos com clientes e fornecedores e também intermediando o relacionamento com outras empresas; promover a formação de equipes mantendo-as motivadas e facilitando o relacionamento entre superiores e subordinado e coordenar informações relevantes que possam servir de interesse do gestor.

REFERÊNCIA

A Globalização e as Mudanças no Papel da Empresa, do Executivo e da Secretária Disponível em: http://www.sinsesp.com.br/artigos. Acesso em 09 de setembro de 2015

GRION, Laurinda, A Nova Secretária – Metacampetente, Proativa, Dinâmica, São Paulo, Editora Madras, 2008.

RAMOS, Manuela A. N. O Novo Perfil da Secretária Executiva. Disponível em: http://www.unifieo.br/files/download/site/PIBIC/IniciacaoCientifica/0232tsemr.pdf. Acesso em 09 de setembro de 2015.

SANTOS, Magda E. MORETTO, Cleide F. O mercado de trabalho do secretário executivo no contexto da dinâmica produtiva e do emprego recentes no Brasil Disponível em: file:///C:/Users/asfreitas/Desktop/2324-8567-1-PB.pdf. Acesso em: 11 de setembro de 2015

Secretariado Executivo em Alta. Disponível em: http://dtcom.com.br/secretariado-executivo-em-alta. Acesso em 09 de setembro de 2015.